Alunos de mestrado em Ciências Ambientais visitam escola que lançará jornal Eco Teens

A articulação entre diferentes níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal é possível ou somente uma intenção da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal nº 9.795/1999)?

Uma aula de campo diferente, onde alunos do Fundamental II trocam experiência com alunos de mestrado, mostra que o ideal legislativo é mais simples de implantar do que se pensa!

Na última segunda-feira, 16 de abril,  alunos do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acompanhados pela professora Doutora Sandra Cunha, fizeram visita técnica na Escola Municipal Sizaltina Fernandes – Anexo I, em Itapetinga. O objetivo era conhecer as instalações da unidade e acompanhar o seu projeto master, denominado Defensores da Escola. Por meio dele, trinta alunos e alunas colaboram na aplicação de normas de boa convivência, disciplina e preservação do patrimônio escolar.

Um grupo de Defensores da Escola recepcionou os visitantes da UESB, conduzindo-os para a horta escolar, para acompanhar a colheita de temperos, couve e alface. A plantação e manutenção da horta é uma das atividades desempenhada pelos Defensores. Os produtos são aproveitados na alimentação escolar. Ao final da visita, os mestrandos foram presenteados com parte da colheita.

Os projetos de educação ambiental da Escola Sizaltina Fernandes – Anexo I, prosseguem em 2018. A Escola participará da etapa estadual da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, entre os dias 07 e 09 de maio, em Salvador, com um projeto sobre reaproveitamento de água do bebedouro.  Em outubro, lançará a 2ª edição do jornal Eco Teens de Itapetinga.

Prof .Dra. Sandra Cunha (à direita) levou turma de mestrandos à Escola Sizaltina- Anexo I

Mestrandos conhecem horta da Escola Sizaltina Fernandes – Anexo I

Colheita integra mestrandos e alunos do Fundamental II

A horta possibilita variação no cardápio da alimentação escolar.

Produtos produzidos são orgânicos.

Fim da visita, mestrandos levam lembrança do dia para casa.

Crédito das Imagens: Maurício de Oliveira Silva/Mestrando de Ciências Ambientais da UESB

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.