Abelha é tema de interesse nas escolas que participam do projeto Eco Kids e Eco Teens?

A possibilidade de extinção das abelhas preocupa, diante dos serviços ambientais que prestam, como polinização. Tais serviços não têm maiores custos para os criadores de abelhas, que não precisam comprar ração ou alimento para a abelha, já que ela extrai seu alimento da natureza (1). Com isto, o investimento inicial para a atividade de apicultura não é considerado alto (2).

Todavia, diante do desmatamento, monocultura e da aplicação de agrotóxicos nas plantações, o número de abelhas reduziu (2).  Por outro lado, a crescente urbanização vem afastando a humanidade do convívio com os elementos naturais e mesmo em municípios com características rurais, por vezes os alunos não conhecem os produtos advindos de criação de abelha.

A Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Barra do Choça, ao produzir a 3ª edição do jornal Eco Kids, levou seus alunos em aula de campo para conhecerem uma fábrica de mel. Os professores que acompanharam a visita relataram em reunião sua surpresa, ao perceberem que alguns alunos sequer tinham ideia do sabor do favo de mel, sendo aquela sua primeira experiência sensorial ou degustativa do produto. 

 

Aula de campo para a 3ª edição do jornal Eco Kids de Barra do Choça – 2015

No ano de 2018, o mel voltou a ser tema do jornal Eco Kids, na 1ª edição produzida pela Escola Municipal Eujácio Simões, em Nova Canaã. Os alunos do fundamental I visitaram um meliponário e conheceram a existência de abelhas sem ferrão, como  a jataí. 

Escola de Nova Canaã leva alunos a meliponário para conhecer abelhas sem ferrão

As aulas de campo favorecem a educação ambiental  no meio ambiente, sobre o meio ambiente e para o meio ambiente. A sensibilização para as questões ambientais é narrada pelos professores, muito mais do que se o tema fosse trabalhado por livros didáticos ou filmes, ainda que atrativos para os alunos, como Bee Movie. 

Quer saber mais sobre abelhas? Então acesse a postagem “Sem direito à aposentadoria por idade: o triste fim da abelha-rainha!” 

Referências

(1): Apicultura para além da produção de mel. Disponível em: https://ecokidsecoteens.mpba.mp.br/apicultura-para-alem-da-producao-de-mel/. Acesso em 19 dez. 2019. 

(2) GUSSONI, Wilson José. RIBEIRO, Generosa Sousa. Abelhas x Agrotóxicos. Disponível em:<https://ecokidsecoteens.mpba.mp.br/wp-content/uploads/2016/06/cartilha-abelhas-agrotoxicos.pdf>. Acesso em 19 dez. 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.