Apicultura para além da produção de mel

Matéria escrita por Ilana Teixeira para o Portal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) traz elementos esclarecedores sobre a atividade de apicultura. Conforme produtores rurais ouvidos para a reportagem, a criação de abelhas não se destina somente à produção de mel. Este seria o produto mais barato da atividade. O apicultor pode extrair benefícios econômicos da comercialização dos demais produtos advindos da colmeia, como cera, o própolis, o pólen e a geleia real. 

Em seu depoimento, o professor Paulo Sérgio Cavalcanti, da UESB, listou vantagens da atividade de apicultura.  Como vantagem para o produtor, mencionou o investimento reduzido para iniciar a atividade, já que a abelha não depende de ração, alimento, como outros criações. ” A ração das abelhas são as plantas silvestres que tem aí, de graça na natureza”, disse o professor.

Para o meio ambiente, a apicultura também é vantajosa, na visão de Cavalcanti. Para ele,  “o apicultor termina se tornando um protetor da natureza”, porque é dela que ele depende para tirar o alimento de suas abelhas. Então, ele evita desmatar, protegendo, assim, as principais fontes de alimento, que são o néctar das flores e o pólen”.

Referência: TEIXEIRA, Ilana. Apicultura para além da produção de mel. portal da UESB, Vitória da Conquista, 16 dez. 2019. Disponível em;<http://www.uesb.br/noticias/apicultura-para-alem-da-producao-de-mel/>. Acesso em: 19 dez. 2019.

 

Um comentário sobre “Apicultura para além da produção de mel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.