Vitória da Conquista: Lançamento da 17ª edição do jornal Eco Teens é palco de surpresas

 Foi lançada na data de ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente, a 17ª edição do jornal Eco Teens do município de Vitória da Conquista. A edição foi produzida com a participação de 488 alunos do ensino médio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães,  com idades entre 14 e 17 anos, com o título “Planejar, Crescer e Preservar: Caminhos para o desenvolvimento sustentável”. 

O auditório do Colégio Modelo ficou pequeno para receber tantos convidados. Estiveram presentes o Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, a Pró-reitora de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professora Gleide Magali Lemos Pinheiro, os professores do Curso de Jornalismo da UESB, Rubens Sampaio e Dannilo Duarte, a Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente, Karina Gomes Cherubini,  as Conselheiras Editoriais do projeto Eco Kids e Eco Teens, Carla Brandão (Secretária Municipal de Meio Ambiente) Rita de Cássia Gardez Medeiros (Secretaria de educação) Ana Marinho e Veruska Amacirema Santos (NTE-20), Gilvana Ferreira Santos Custódio (Conselho Municipal de Educação),  Fabiana Lacerda (ASCOM /NTE-20).

Também participaram  do lançamento  Nelia Querino e Edimê Miranda, diretora e coordenadora pedagógica da escola Municipal José Rodrigues do Prado, Elvarlinda Jardim, Presidente da Academia Conquistense de Letras, alunos e seus familiares.

A 17ª  edição do jornal Eco Teens apresentou um diagnóstico da situação ambiental do município de Vitória da Conquista nos últimos vinte anos e efetuou um prognóstico, de como será no futuro, também no marco de vinte anos. Para sua produção, os alunos visitaram a Reserva Florestal Poço Escuro,  fizeram pesquisas no Arquivo Público Municipal e atividades de sensibilização da comunidade, no semáforo perto da escola, sobre a produção de resíduos e seu descarte adequado.  

No lançamento,  os alunos apresentaram dança circular,  em alusão às danças medievais que comemoravam a colheita,  leitura de poema produzido para o jornal e comemoraram a criação do “Núcleo de Jornalismo do Colégio Modelo”, iniciativa despertada pelo projeto Eco Teens.

Alunos apresentaram dança circular, ao ritmo de músicas medievais

Outras atrações do evento de lançamento foram a apresentação de alunos da orquestra Joia do Sertão, sob regência de Matheus Reis,  e dos cantores Xangai e Evandro Correia, cujos filhos participaram da produção do jornal Eco Teens do Colégio Modelo.

Histórico: O projeto Eco Kids e Eco Teens está implantado na Bahia desde 2009 e é desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia em parceria com os municípios. Em Vitória da Conquista, iniciou no ano de 2014 e está na 17ª edição do jornal Eco Teens, produzido por adolescentes,  e na 11ª edição do jornal Eco Kids, este produzidos por crianças, até 12 anos de idade. 

Um comentário sobre “Vitória da Conquista: Lançamento da 17ª edição do jornal Eco Teens é palco de surpresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.