Vitória da Conquista: estudantes usam economias para embelezar praça pública

Motivados pelo projeto de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens, os alunos da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, com a orientação de seus professores, passaram a revisitar espaços e equipamentos públicos de Vitória da Conquista.  O objetivo era produzir a 13ª edição do jornal Eco Teens, com o título “Patrimônio Público: redescobrir e valorizar”.

Para as aulas de campo, nem foi preciso ir tão longe assim. Situada no Bairro Kadija, existe uma praça pública, conhecida pelos alunos como Bosque ou Praça Isa Medeiros. A denominação popular ocorre porque fica perto de uma escola com esse nome. No entanto, quando começaram a aprofundar as pesquisas, os alunos constataram que a praça, na verdade, chamava-se Dr. Martin Luther King Júnior, assim nominada através da Lei Municipal nº 1.511, de 25 de abril de 2008.

Além de consultarem a biografia de Martin Luther King e descobrir sua atuação como ativista contra a discriminação racial, bem assim refletir sobre a importância de áreas verdes para o meio ambiente, resolveram interferir positivamente na Praça. Venderam doces, juntaram economias pessoais e construíram brinquedos e equipamentos com troncos de eucalipto, como gangorras. Providenciaram o plantio de mudas de árvores. Junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conseguiram intervenção paisagística, com a construção de um canteiro. Os alunos também pintaram o muro externo da escola.

   

No evento de lançamento, o Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, ao ouvir dos alunos a necessidade de melhoria daquele equipamento comunitário,  comprometeu-se com a reforma da Praça, dizendo: “Nós haveremos de iniciar obras de restauração na praça que está aqui do lado. Nós haveremos de restaurar. É uma maneira de responder a vocês. É uma maneira de estimular vocês. É uma maneira de retribuir este momento ímpar que está acontecendo no ensino e nas escolas públicas de Vitória da Conquista”.

Prefeito Herzem Gusmão analisa a revitalização da praça Martin Luther King. Jr.

Assim como Martin Luther King, com seu discurso histórico (“I have a dream“), os alunos da Escola Municipal Milton Santos também têm um sonho: a melhoria dos espaços públicos em Vitória da Conquista, para que possam ser mencionados como pontos turísticos e aproveitados pela comunidade.

 

Referências:

CASTRO, Daniel Santos de. Martin Luther King Jr. In: Infoescola Disponível em:  <https://www.infoescola.com/biografias/martin-luther-king/> . Acesso em 13 nov. 2017.

ESCOLA Municipal Milton Santos lança 13ª edição do jornal Eco Teens. Portal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, 09 nov. 2017. Disponível em:<http://www.pmvc.ba.gov.br/escola-municipal-milton-santos-lanca-13a-edicao-do-jornal-eco-teens/>. Acesso em 13 nov. 2017.

FRAZÃO, Dilza. Martin Luther King: ativista norte- americano. In: E-biografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/. Acesso em 13 nov. 2017.

PRAÇA Dr. Martin Luther King Júnior. In: Wikimapia.  Disponível em: http://wikimapia.org/24923823/pt/Pra%C3%A7a-Dr-Martin-Luther-King-J%C3%BAnior. Acesso em 13 nov. 2017.

VITÓRIA DA CONQUISTA. Lei Municipal n. 1.511, de 25 de abril de 2008. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/ba/v/vitoria-da-conquista/lei-ordinaria/2008/152/1511/lei-ordinaria-n-1511-2008-da-a-atual-praca-principal-ao-lado-da-escola-isa-medeiros-bairro-patagonia-a-denominacao-de-praca-dr-martin-luther-king-junior. Acesso em 13 nov. 2017.

Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Antonio Coqueiro Neto e Sheila Cristiane Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.