A integração entre escolas, em razão dos jornais Eco Kids e Eco Teens, é um aspecto consolidado durante o desenvolvimento do projeto de educação ambiental, coordenado pelo Ministério Público da Bahia. Isto porque o projeto foi idealizado contando com a alternância entre escolas públicas e privadas, de modo que os jornais ambientais circulem em todas as unidades escolares de determinado município.
Igualmente, nas reuniões de apresentação do jornal para aprovação do Conselho Editorial, participam a escola responsável pela edição e a próxima escola no calendário de lançamentos. Com isto, a escola seguinte vivencia os preparativos da edição de sua antecessora e pode aproveitar ideias para seu próprio projeto. Em uma dessas reuniões no Estado da Bahia, integrantes do Ministério Público do Piauí estiveram presentes para acompanhar o projeto, realizando até mesmo a integração entre Ministérios Públicos.
Coordenadoras dos Centros de Apoio de Educação e do Meio Ambiente do Piauí acompanham preparativos de Eco Kids em Vitória da Conquista. Crédito: Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista/Ana Júlia Paixão.
No Município de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Educação criou a prática dos alunos da escola responsável pela edição recepcionarem os alunos da escola seguinte, durante o lançamento do jornal, o que permitia o contato entre diferentes escolas e diferentes redes de ensino. Também os diretores da escola sucessora prestigiavam o lançamento da edição anterior a de sua escola.
À direita, na primeira fila, diretora e coordenadora da Escola de Aritaguá (de natureza pública municipal )prestigiam lançamento da 10ª edição do Eco Kids, feito pelo Colégio Ideal (de natureza privada). Foto:8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus/ Rafael Lordelo
Alunos do Colégio Fênix (escola privada), em Ilhéus, lançam a 6ª edição do jornal Eco Kids. |
Alunos do Colégio Fé e Alegria (escola conveniada ao município de Ilhéus), prestigiam o lançamento da 6ª edição do jornal Eco Kids, no Colégio Fênix. |
Além dessas práticas, a proximidade de alguns municípios, a implantação das Promotorias Regionais de Meio Ambiente e o exercício de substituição em mais de uma comarca, pelo mesmo Promotor de Justiça, têm possibilitado uma nova experiência ao projeto Eco Kids e Eco Teens, a integração entre municípios.
Desde 2014, os município de Barra do Choça e de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, aproveitam iniciativas ou facilidades um do outro, para o desenvolvimento do projeto. Os alunos do Centro Educacional de Barra Nova, do município de Barra do Choça, tiveram aulas de campo na unidade de conservação do Município de Vitória da Conquista, denominada Reserva do Poço Escuro. Por sua vez, uma delegação de professoras e coordenadoras pedagógicas do Município de Vitória da Conquista esteve no lançamento da edição do jornal Eco Kids, produzido pela Escola Municipal Marlene Santana, no distrito de Barra Nova, em Barra do Choça.
Equipe Pedagógica de Vitória da Conquista prestigia lançamento de Eco Kids em Barra do Choça.
Neste ano, novas integrações municipais foram realizadas em razão do projeto. Na região do Recôncavo, o Promotor de Justiça Julimar Barreto efetuou a reunião de apresentação do projeto e de constituição do Conselho Editorial simultaneamente a três municípios, Santo Antônio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa.
Três municípios da região do Recôncavo baiano aderiram ao projeto Eco Kids e Eco Teens.
Crédito: Promotoria de Justiça de Santo Antonio de Jesus
Na região Sudoeste, professoras dos municípios de Anagé e de Encruzilhada vieram a Vitória da Conquista para assistir à apresentação do jornal Eco Teens ao Conselho Editorial desse município, preparada pela Escola Municipal Mozart Tanajura.
Professora de Vitória da Conquista distribui mimos para professores de Anagé e Encruzilhada em reunião do Eco Teens.
A integração intermunicipal atende a um dos objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental, que pretende o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade, bem assim aos princípios básicos de abordagem articulada das questões ambientais locais e regionais, nacionais e globais e o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural (Lei Federal nº 9.795/1999, arts. 5º, inciso V, e 4º, incisos VII e VIII)