Vitória da Conquista: aprovado o jornal Eco Teens da Escola Municipal Mozart Tanajura

A Escola Municipal Mozart Tanajura apresentou o material preparatório da 2ª edição de 2016 do jornal Eco Teens em Vitória da Conquista  para aprovação do Conselho Editorial. A reunião do Conselho ocorreu no dia 07 de junho e foi conduzida pela Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista. Contou com a participação de professores dos Municípios de Anagé e de Encruzilhada e das escolas Fidelcina Carvalho e Edivanda Maria Teixeira, que serão as próximas a lançarem o periódico no município de Vitória da Conquista.

Apresentação da boneca do Jornal Eco Teens da Escola Municipal Mozart Tanajura

Apresentação da boneca do Jornal Eco Teens da Escola Municipal Mozart Tanajura

O tema dessa 2ª edição do Eco Teens será reciclagem. Atraiu aos alunos, por estar relacionado ao histórico do bairro Vila América,  onde está situada a Escola Municipal Mozart Tanajura. A Escola Mozart trabalhou o projeto de forma interdisciplinar, abordando a questão ambiental através de mais de uma disciplina. Um dos destaques foi a disciplina de História, já que os alunos efetuaram estudos sobre a história da reciclagem no mundo e no Município de Vitória da Conquista.  Também ampliaram seu conhecimento e base normativa sobre coleta seletiva através de pesquisas a Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Como atividade de campo, efetuaram entrevistas a moradores e recicladores do Bairro Vila América.  Segundo a professora Patrícia Machado Moreira, ao partir de  tema conhecido, os alunos tiveram facilidade no desenvolvimento dos trabalhos de produção textual, o que pode ser confirmado pelo grande número de textos, paródias e poesias que fizeram para o jornal. Igualmente ressaltou a mudança comportamental dos alunos, após visita ao Aterro Sanitário de Vitória da Conquista, pois passaram a se preocupar em não produzir lixo e, na impossibilidade, em cooperar com a coleta seletiva, facilitando a reciclagem. “Os alunos empenharam-se no projeto, efetuando entrevistas até mesmo fora do horário escolar“, ressaltou Patrícia Machado.

Já Patrícia Lanne Chaves,  Diretora da Escola Mozart Tanajura, enfatizou o antes e o depois do trabalho de educação ambiental. Disse que  “se a escola tinha receio inicial de não ter material suficiente para a montagem das oito páginas do jornal,  a dificuldade agora é outra, é de seleção, pois  temos trinta e sete páginas de material produzido pelos alunos sobre meio ambiente”.

Diretora da escola Mozart Tanajura agradece a aprovação do Eco Teens.

Diretora da escola Mozart Tanajura agradece a aprovação do Eco Teens.

O Conselho Editorial  do projeto Eco Kids e Eco Teens em Vitória da Conquista,  composto pelo Ministério Público da Bahia, pelas secretarias municipais de Educação, Comunicação, Meio Ambiente, pelo Núcleo Regional de Educação 20 (NRE-20), pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Educação e de Acompanhamento do Fundeb, aprovou a proposta do jornal.   Destacou a observância dos aspectos socioambientais, pois possibilitou o conhecimento do bairro, o envolvimento da comunidade e conferiu independência aos alunos para as matérias e reportagens autorais. Em relação ao conteúdo desenvolvido, permitiu  acompanhar toda a cadeia produtiva de resíduos, desde o descarte do “lixo” até sua separação efetuada por catadores, no aterro sanitário, com compactação para venda.

O lançamento da 2ª edição do Jornal Eco Teens em Vitória da Conquista está programado para o dia 29 de julho de 2016.  É o terceiro ano consecutivo do projeto no município de Vitória da Conquista, que já lançou dez edições dos jornais ambientais. O projeto Eco Kids e Eco Teens é coordenado pelo Ministério Público da Bahia.

Crédito das Imagens: Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista/Ana Júlia Paixão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.