Projeto Eco Kids e Eco Teens é finalista do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público

Escola Municipal Josenildo Leite participa do projeto Eco Kids em Barra do Choça (BA).

Escola Municipal Josenildo Leite participa do projeto Eco Kids em Barra do Choça (BA).

O Projeto Eco Kids e Eco Teens, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, é um dos finalistas do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (Prêmio CNMP/2016), na categoria Direitos Fundamentais, selecionado em meio a 782 projetos concorrentes.  Consiste na elaboração e lançamento de um jornal ou de uma revista de conteúdo ambiental, produzidos por alunos de escolas públicas e privadas das redes municipais e estadual. Tem o objetivo de promover educação ambiental e responsabilizar infratores, investindo na prevenção e no combate às infrações penais ambientais.

Iniciado em 2009, no município de Ilhéus, o projeto é viabilizado por recursos provenientes de sanções administrativas e criminais canalizados para os fundos municipais de meio ambiente, com aprovação dos respectivos conselhos municipais. Está presente em nove municípios baianos, sob a coordenação de um promotor de Justiça local, e jé envolveu 11.865 estudantes. Em 2016, foi replicado pelo Ministério Público do Piauí no município de Monsenhor Gil e em Teresina, o que comprova sua característica de “exportabilidade”, um dos itens avaliados para fins de premiação.

A avaliação final do projeto ocorrerá no dia 29 de junho de 2016, quanto a comissão julgadora do CNMP definirá, dentre os 45 concorrentes remanescentes, os três finalistas de cada categoria. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 04 de julho e os vencedores serão conhecidos no dia 21 de setembro, durante a solenidade de abertura do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

O Prêmio CNMP é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional,  que contribuam, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.  Seus objetivos são identificar, premiar, disseminar e estimular a realização de projetos de melhorias nos serviços prestados à sociedade, dar visibilidade e ser fonte de memória para o Ministério Público brasileiro, contribuir para desenvolver características de proatividade, efetividade e resolutividade na atuação do Ministério Público em defesa dos interesses da sociedade.

O prêmio foi instituída por meio da Resolução CNMP nº 94, de 22 de maio de 2013, para estimular e reconhecer os programas e os projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional. Concorrem ao Prêmio CNMP iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos que são o resultado de uma atuação proativa, efetiva e resolutiva de seus integrantes. O Prêmio CNMP é concedido anualmente e tem por objetivo identificar, premiar e difundir projetos já executados ou em atividade, em âmbitos local, regional ou nacional.

Referências:
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Resolução CNMP n.94, de 22 maio de 2013. Dispõe sobre a criação do “Prêmio CNMP”.  Disponível em < http://www.cnmp.mp.br/portal_2015/images/20130522_BNP_-_Resolu%C3%A7%C3%A3o_CNMP_n%C2%BA_94.pdf.> Acesso em 22 jun. 2016.
COMISSÃO Julgadora do Prêmio CNMP 2016 realiza sua primeira reunião. Portal do Conselho Nacional do Ministério Público, Brasília, 11 mai. 2016.  Disponível em <http://www.cnmp.mp.br/portal_2015/todas-as-noticias/9343-comissao-julgadora-do-premio-cnmp-2016-realiza-sua-primeira-reuniao?highlight=WyJjb21pc3NcdTAwZTNvIiwianVsZ2Fkb3JhIiwiY29taXNzXHUwMGUzbyBqdWxnYWRvcmEiXQ==>. Acesso em 22 jun. 2016.

Crédito da Imagem: Ascom da Secretária Municipal de Educação de Barra do Choça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.