A fotografia como recurso sensibilizador em/para a Educação Ambiental

A Revista Científica Galego-Lusófona de Educação Ambiental (v. 2 n. 20, 2015), traz o artigo “A fotografia como recurso sensibilizador em/para a Educação Ambiental, de Bianca A. Gomes e  Fátima Elizabeti Marcomin, apresentado durante o III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado em Murtosa, Portugal.

Destacam as autoras que a imagem é uma linguagem, que vem sendo estimulada pelos recursos tecnológicos. É uma auxiliar do aprendizado, uma porta de acesso ao conhecimento. Como a fotografia é um tipo de imagem, pode ser utilizada para uma interpretação crítica da realidade e como dispositivo de sensibilização na educação ambiental.

Confira o resumo do artigo:

Atualmente, vive-se em um contexto de degradação permanente do meio ambiente e de seus ecossistemas, em que o desenvolvimento está cada vez mais ligado à destruição dos ambientes naturais. Assim, faz-se necessário que a Educação Ambiental busque e encontre novas maneiras, meios e dispositivos para tratar/discutir a questão ambiental. A imagem é uma das principais formas de comunicação dos seres humanos (PETERMANN, 2006) e fundamental na leitura e compreensão do mundo (MUSSOI, 2008). Por isso, vem sendo utilizada como nova forma e abordagem para tratar a questão ambiental. O trabalho objetiva compreender que tipo de fotografia, abordado neste estudo, contribui mais efetivamente para processos de sensibilização à questão ambiental. O trabalho será realizado a partir de uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho fenomenológico. 

Leia o artigo completo  em http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1626/pdf_33 ou clique aqui.

Fonte: GOMES, Bianca A., MARCOMIN, Fátima Elisabeti. A fotografia como recurso sensibilizador em/para a Educação Ambiental. Ambientalmente Sustentable. vol. 2, n. 20, 2015. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1626/pdf_33. Acesso em 22 jun. 2016.
Imagem: Aluno durante a parte prática do I Workshop de Fotojornalismo e Produção Textual para o projeto Eco Kids e Eco Teens. Crédito: Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista/Ana Júlia da Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.