Piauí : Ministério Público premia participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens

Semec e Semam recebem prêmios do Ministério Público por projeto de educação ambiental.

Esse é um projeto de educação ambiental no qual os estudantes são os protagonistas.

O Ministério Público do Piauí reuniu hoje (20) os parceiros que executaram o projeto Eco Kids Eco Teens em Teresina para entregar placas de reconhecimento pelo sucesso da ação. As secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente estiveram engajadas na iniciativa de estimular alunos de escolas municipais a produzirem jornaizinhos sobre as práticas ambientais positivas.

Em sua primeira versão, no início de 2016, o projeto desafiou três unidades de ensino a desenvolverem atividades diversas com a temática meio ambiente e documentarem para publicação em jornais produzidos pela turma. Já no segundo semestre, a ação se expandiu e envolveu aproximadamente 2.500 alunos de seis escolas, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“Esse é um projeto de educação ambiental no qual os estudantes são os protagonistas. Eles participam, aprendem e são responsáveis por passarem a mensagem adiante”, explica a coordenadora do Programa Escola Sustentável da Semec, Audea Lima. Segundo ela, os resultados são tão visíveis que puderam transformar as escolas em pouco tempo. “Observamos uma mudança de comportamento mesmo, atitudes mais sustentáveis, além do orgulho que as crianças sentem com os trabalhos publicados”, afirmou.

Na avaliação da promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Maria Eugênia Bastos, a intervenção direta na escola é a chave para a mudança significativa. “A educação é o caminho para a transformação. É lá que devemos trabalhar para alcançarmos as atitudes positivas que tanto almejamos em relação à sustentabilidade. Vamos dar continuidade ao projeto e faremos ainda melhor”, anunciou.

Para 2017, a proposta ainda em construção promete engajar um número maior de escolas e agregar aspectos regionais. As diretoras das escolas participantes do Eco Kids Eco Teens ficaram animadas com a possibilidade de continuarem as ações iniciadas no ano passado, recebendo também ajuda de custo de ONGs e Fundações.

Para Maria do Socorro Pires, diretora da Escola Municipal Dom Helder Câmara, esse é mais um passo importante na formação dos jovens estudantes. “Vivemos em uma comunidade cercada por problemas sociais, participar desse projeto foi motivador para as crianças, queremos continuar transformando a comunidade onde vivemos”, concluiu Socorro.

Extraído de: Portal da Prefeitura Municipal de Teresina, 20 fev. 2017. Disponível em: <http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Semec-e-Semam-recebem-premios-do-Ministerio-Publico-por-projeto-de-educacao-ambiental/13853>. Acesso em 25 fev. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.