Palestras do Projeto Eco Kids animam os alunos do Colégio Luíz Alberto Dourado de Carvalho em Jacobina

Mais de 100 (cem) alunos, professores e estagiários do Ensino Fundamental I do Colégio Luiz Alberto Dourado de Carvalho, localizado no Bairro Jacobina III, do município de Jacobina, participaram na tarde de ontem (18 de setembro de 2019), de palestras sobre meio ambiente, saúde e desenvolvimento sustentável, realizadas no auditório da própria unidade escolar.

Na abertura do evento o Secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Roberval Ferreira, falou da importância da educação ambiental que vem sendo realizada em sala de aula professores, parabenizando-os.

Secretário de Meio Ambiente realiza a abertura do evento

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I assistiram a três palestras durante a tarde.  A primeira foi ministrada pelo Promotor de Justiça Pablo Almeida, com enfoque na preservação dos recursos hídricos, especialmente na região semiárida, onde a água é ainda mais escassa. Pablo Almeida tratou, ainda, sobre projeto de monitoramento de fauna desenvolvido com o apoio da Promotoria de Justiça na região de Jacobina, com exibição de fotos dos animais silvestres e explicação sobre a atuação desses como dispersores de sementes.

Palestra sobre recursos hídricos e fauna da região de Jacobina

A segunda palestra foi ministrada pelo Engenheiro Marcos Paulo, funcionário da Fábrica Torres Eólicas do Nordeste, que explicou o ciclo das águas, desde a evaporação até a chuva, bem como a recarga dos mananciais subterrâneos. Marcos Paulo também explicou aos alunos que Jacobina está inserida em duas bacias hidrográficas, a do Rio Salitre e do Rio Itapicuru.

Palestra sobre ciclo das águas

O Gestor Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina Jorge Luiz, terceiro palestrante da tarde,  falou da conexão existente entre os temas meio ambiente e saúde, já que problemas ambientais podem gerar doenças nas pessoas, como leptospirose, verminoses, dengue e zika,  entre outras. Explicou, ainda, como se prevenir desses problemas de saúde.

Palestra sobre meio ambiente e saúde

Para finalizar o evento,  os alunos declamaram coletivamente uma poesia , bem como exibiram um vídeo produzido por eles, com auxílio dos  professores, sobre os trabalhos desenvolvidos em 2019, com tema “preservação dos recursos hídricos”.  O vídeo mostra aula de campo nos Rios do Ouro e Itapucuru,  para identificação dos principais problemas ambientais destes cursos d’água.

Emanuela Cunha, da Secretaria de Educação de Jacobina, também presente ao evento,  parabenizou os trabalhos realizados pelos alunos, ressaltando a dedicação dos Professores

Secretária de Educação parabeniza aos Eco Kids de Jacobina e a seus professores pelos trabalhos realizados

Histórico: O Projeto Eco Kids integra ao Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia. Trata-se de um projeto de criação e circulação de um informativo sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas, públicas e privadas. Em 2018, o Colégio Luiz Alberto Dourado de Carvalho já havia participado do projeto Eco Teens, com o envolvimento dos alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) nas atividades de produção do jornal ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.