onça-pintada

Onça-pintada: felino e predador sob ameaça

Do Portal do Ministério do Meio Ambiente.

Foi realizado em Nova York (EUA), no último dia 01 de março, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o Fórum de Alto Nível Jaguar 2030, com o tema Grandes Felinos – predadores sob ameaça, com destaque especial para o jaguar ou onça-pintada.

O Fórum integrou as comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado em 3 de março. O Brasil foi representado pelo diretor de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ugo Vercillo, e pelo chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ronaldo Morato.

Mortado ressaltou que o Brasil detém a maior população de onças-pintadas em toda a área de distribuição da espécie. Segundo ele, a perda de habitat, a perseguição e a caça são as maiores ameaças para a sobrevivência a longo prazo do animal no país.  Destacou ainda que a espécie é classificada como vulnerável na Amazônia e no Pantanal, em perigo no Cerrado e criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica e Caatinga.

Isso, ainda segundo ele, mostra que mais de 50% do habitat da onça-pintada no Brasil foram perdidos, tendo sido convertidos em áreas de uso pelo homem. “A Mata Atlântica é o habitat de onças mais afetado. Perdeu 88% de área das onças-pintadas. Pode ser que que o bioma tropical perca seu maior predador superior se a proteção efetiva não for implementada”, alertou Morato.

Para evitar isso, Morato destacou que o governo brasileiro adota esforços sistemáticos para planejar a conservação da biodiversidade focada em espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. Nesse aspecto, a identificação de áreas prioritárias e corredores para a conservação de espécies são componentes essenciais do Plano de Ação Nacional de Conseração da Onça Pintada, executado pelo ICMBio.

Morato ressaltou que o Brasil possui um grande sistema de unidades de conservação com cerca de 330 áreas protegidas federais, que contribuem para a conservação das espécies da fauna, principalmente na região amazônica. Além disso, prosseguiu, cientistas brasileiros estão se juntando aos esforços para entender melhor o comportamento das espécies, ecologia e planejamento de conservação. Eles criaram, inclusive, a Aliança para a Conservação da Onça-Pintada na Amazônia e Mata Atlântica, informou ele.

 

Imagem da capa: onça-pintada. Disponível em: https://pixabay.com/en/jaguar-wild-cat-mammal-zoo-feline-1807171/.

ELMANO, Augusto. Países discutem proteção de grandes felinos. In:  Portal do Ministério do Meio Ambiente, 02 mar. 2018. Disponível em: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=2854. Acesso em 07 mar. 2018. Reprodução parcial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.