O que são águas cinzas e como podem ser reaproveitadas?

As águas cinzas são as que foram utilizadas em chuveiros, pias, banheiras, tanques e máquinas de lavar roupas ou louças. Apesar de conterem resíduos, como sabão, condicionador e até secreções humanas, como suor, não têm o nível de contaminação das denominadas “águas negras”, quando há presença de fezes e urina, estas sendo provenientes dos vasos sanitários.  Há quem mencione também a classificação “águas amarelas”, quando o efluente contém somente urina.

Fonte: eCycle

 

As águas cinzas correspondem a mais de 50% do esgoto residencial e podem ser reaproveitadas, o que traria redução na demanda de tratamento de esgoto, uso mais consciente da água, sem deixar de mencionar a economia na conta.  Segundo o site Ecycle,  para lavar 8 kg de roupa, utiliza-se a média de 100 litros de água, o que equivale a 16 descargas! 

Fonte: eCycle

Pode-se coletar as águas cinzas com bacias e baldes e aproveitá-las para fins não potáveis. Por exemplo, a utilização da água do banho do bebê para lavagens de pátio. A máquina de lavar, em cada etapa, produz águas de diferentes qualidades, as quais, sobretudo nos ciclos finais de enxague e centrifugação, podem ser reaproveitadas, após o direcionamento da mangueira a um reservatório ou ao tanque. 

SAIBA MAIS, LENDO TAMBÉM AS SEGUINTES MATÉRIAS:

ÁGUA cinza: como aproveitar a água de reúdo. Portal eCycle, [s.d]. Água e Saneamento. Disponível em:<https://www.ecycle.com.br/agua-de-reuso-agua-cinza/>. Acesso em: 02 set. 2021.

AS CORES dos efluentes: entenda as diferenças entre água cinza e água negra. Portal eCycle, [s.d]. Água e Saneamento. Disponível em:<https://www.ecycle.com.br/entenda-a-diferenca-entre-agua-cinza-e-agua-negra-definicao-tratamento-reuso/>. Acesso em: 02 set. 2021.

O QUE SÃO águas cinzas e como podemos reaproveitá-las? Blog Ecotelhado. 20 fev. 2021. Dicas sustentáveis. Disponível em:<https://ecotelhado.com/o-que-sao-aguas-cinzas-e-como-podemos-reaproveita-las/>. Acesso em: 02 set. 2021.

Imagem da capa: Freepik. Disponível em:<<a href=”http://www.freepik.com”>Designed by upklyak / Freepik</a>. Acesso em: 02 set. 2021. 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “O que são águas cinzas e como podem ser reaproveitadas?

  1. Que Interessante essa informação! Os projetos habitacionais do governo poderiam já contemplar soluções criativas para o uso destas águas cinzas ou mesmo os financiamentos de bancos oficiais concederem pequenas reduções nos juros de projetos que tivesses este viés ecológico! Os engenheiros e arquitetos iriam certamente se empenhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.