O que fazer com os hipopótamos do traficante Escobar?

O narcotraficante colombiano, Pablo Emilio Escobar Gaviria,  na fase mais lucrativa dos negócios ilícitos, deu-se ao luxo de montar seu próprio zoológico, na Fazenda Nápoles, situada no município de Puerto Triunfo, Distrito de Antioquia, a aproximadamente 180 km de Medellin. Os animais eram trazidos da África, de forma ilegal, entre eles, elefantes, zebras, camelos, girafas, avestruzes e hipopótamos.

Quando os bens de Escobar foram sequestrados pelo Governo da Colômbia, todos os animais foram transferidos para outros zoológicos, salvo os hipopótamos. Alegou-se questão de logística, de dificuldade no transporte e realocação desses animais.

Ocorre que os hipopótamos, deixados livremente na região, reproduziram. Atualmente, encontram-se entre 80 a 120 hipopótamos na bacia hidrográfica do Rio Magdalena, os quais passaram a representar uma ameaça a segurança das pessoas, além do impacto ambiental, como afastamento da fauna nativa.  Acredita-se que seja a maior manada de hipopótamos fora da África.  Na Colômbia, são uma espécie invasora, o que significa que não têm predadores naturais, que manteriam a população de hipopótamos sob controle.

Surge, então, a questão: O que fazer com os “hipopótamos de Escobar”, também conhecidos como “hipopótamos da cocaína”?

Na tentativa de resolvê-la, começou um roteiro bem parecido com as séries de Netflix sobre o famoso traficante, composto por diversas ações, ideias e iniciativas, algumas quase surreais, tomadas pelo governo colombiano, advogados, especialistas em hipopótamos, entidades de defesa animal e Justiça Colombiana e dos Estados Unidas. Veja as propostas:

a) O governo colombiano decide matar os hipopótamos. 

b) Diante da contestação de um advogado, o governo concorda em esterilizar os animais evitando a medida anterior, por ser extrema;

c) Todavia, para o governo colombiano, a esterilização cirúrgica seria inviável (É necessário esperar que o animal saia da água, o que só acontece no período noturno, depois anestesiá-lo. A cirurgia é mais invasiva e demorada, porque os órgãos reprodutivos do animal são internos).  Aceita que seja feita esterilização por contraceptivo químico.

d) Qual contraceptivo é indicado para hipopótamos? Como seria aplicado? 

e) Um dos medicamentos para a castração química seria o Gonacon, que é importado e custa cerca de R$ 39.830 (US$ 7.000), e uma equipe inteira para cada procedimento, segundo noticiado pelo Guardian e Filipe Siqueira, do R7.

e) A solução parece que será dada por peritos estrangeiros, especialistas em esterilização não-cirúrgica de animais selvagens, residentes em Ohio, nos EUA.  Foram intimados a depor como testemunhas em favor dos hipopótamos.  

Enquanto o meio jurídico fica à espreita, aguardando o resultado, que teve a particularidade de colocar os hipopótamos como autores, no polo ativo do processo,  o que lhes conferiu a posição de “pessoas” perante a lei,  o senso comum fica a refletir: será que não havia outra solução, ainda que custosa,  para tudo isso, a exemplo de “repatriar” os hipopótamos para a África, seu habitat natural?

E você, o que pensa a respeito? Como seria seu roteiro para essa série sobre os hipopótamos de Escobar?

Saiba mais:

BBC. Colômbia esteriliza hipopótamos de Pablo Escobar para frear a reprodução descontrolada. Portal G1 Globo, 16 out. 2021, Mundo.  Disponível em:<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/10/16/colombia-esteriliza-hipopotamos-de-pablo-escobar-para-frear-reproducao-descontrolada.ghtml>. Acesso em: 17 dez. 2021.

CEBRIAN, Rodriguo. Hacienda Nápoles: o Animal Kingdom do Narcotráfico. Portal Revista Trip – Uol, 13 mar. 2021. Disponível em<https://revistatrip.uol.com.br/trip/hacienda-napoles-o-animal-kingdom-do-narcotrafico>. Acesso em: 16 dez. 2021.

HIPOPÓTAMOS de Pablo Escobar são reconhecidos como “pessoas jurídicas” por corte dos EUA. Portal Gazeta do Povo, Mundo,  22 out. 2021. Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/hipopotamos-de-pablo-escobar-sao-reconhecidos-como-pessoas-juridicas-por-corte-dos-eua/>. Acesso em: 17 dez. 2021.

OPERAÇÃO esteriliza24 hipopótamos de Pablo Escobar na Colômbia. Portal Gaúcha ZH, 15 out. 2021. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2021/10/operacao-esteriliza-24-hipopotamos-de-pablo-escobar-na-colombia-ckut01u20002201gjnc4btkcv.html>. Acesso em: 16 dez. 2021.

MELO, João Ozório de. Hipopótamos são pessoas perante a lei, decide juiz dos EUA. Portal Conjur, 23 out. 2021. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2021-out-23/hipopotamos-sao-pessoas-lei-decide-juiz-eua>. Acesso em: 16 dez. 2021.

SIQUEIRA, Filipe. Castrar os hipopátamos de Pablo Escobar é “apavorante”, diz bióloga. Portal Notícias R7, 27 out. 2021. Disponível em:<https://noticias.r7.com/hora-7/castrar-os-hipopotamos-de-pablo-escobar-e-apavorante-diz-biologa-27102021. Acesso em: 17 dez. 2021. 

VINCENTI, Marcel. Antiga fazenda de Pablo Escobar hoje é parque temático. Portal Uol, Roteiros Culturais, 21 jul. 2019. Disponível em:<https://www.uol.com.br/nossa/viagem/noticias/2019/07/21/antiga-fazenda-de-pablo-escobar-e-hoje-parque-de-diversoes-veja.htm>. Acesso em: 16 dez. 2021.

Imagem da Capa: Freepik /vladimirrech(<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/natureza’>Natureza foto criado por vladimircech – br.freepik.com</a>)

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.