Joaninhas: “mini” predadores da máxima importância

É estranho encarar as joaninhas como predadores.  Com o nome científico Coccinellidae, as joaninhas ou ladybugs são inofensivas aos humanos e, em muitas culturas, acredita-se que tragam boa sorte. Podem ter diferentes cores e padrões, mas uma das mais conhecidas é a que tem sete pintas, cabeça preta e corpo redondo ou oval, de cor vermelha.

As ladybugs têm apetite voraz e são consideradas predadoras naturais de pulgões, uma praga muito comum em hortaliças, como alface e couve. Uma larva ou adulto de joaninha chega a predar até 200 pulgões por dia. São reconhecidas como insetos auxiliares, por serem eficazes no controle de pragas na agricultura biológica, diminuindo a necessidade de se recorrer a produtos químicos. 

Por esta razão, já funcionam biofábricas para produção de joaninhas e sua venda ou distribuição entre agricultores, inclusive pelo correio, como ocorre em Lisboa (Portugal).

No Brasil, uma das fábricas de joaninhas é administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte.  A estimativa é de que venha a produzir 55 mil desses insetos em 2022, para distribuição a moradores dessa cidade. Qualquer pessoa residente em Belo Horizonte pode solicitar o kit, com 20 a 200 joaninhas, para usar em hortas, pomares, pequenos jardins e vasos.

Recentemente, um casal de especialistas em insetos lançou o “delivery” de joaninhas para crianças. O objetivo é promover o contato com o meio ambiente por meio da observação e posterior soltura das joaninhas. Com isto, as crianças aprendem sobre o papel que esses insetos exercem no ecossistema, como controle biológico sem inseticida.  O kit possibilita o estudo do inseto em suas diferentes fases de metamorfose, de larva a adulto, e é enviado pelo correio.

Na Bahia, a joaninha foi tema de atividades de educação ambiental na Escola Municipalizada Manoel Novaes, com crianças da pré-escola, conforme matéria publicada na 3ª edição do jornal Eco Kids do município de Itapetinga, no ano de 2017.  O apelo visual e lúdico do inseto foi aproveitado também no embelezamento do pátio escolar, denominado “Parque Ecológico Eco Kids”. 

 

Referências:

BRIDI, Gisele. Delivery de Joaninha. Crianças que precisam do inseto como material de estudo podem receber em casa.  Portal São Paulo para crianças, 5 ago. 2021. Disponível em:<https://saopauloparacriancas.com.br/compras/delivery-joaninhas-material-estudo/>. Acesso em 20 dez. 2021. 

COELHO, Alexandra Prado. Joaninhas vêm pelo correio para matar pulgões. Portal Público, 2 ago. 2017, Ambiente. Disponível em:<https://www.publico.pt/2017/08/02/ecosfera/noticia/joaninhas-vem-pelo-correio-para-matar-pulgoes-1779883>. Acesso em 20 dez. 2021. 

ITAPETINGA. 3ª edição do Jornal Eco Kids.  Portal Eco Kids e Eco Teens, Disponível em:<https://ecokidsecoteens.mpba.mp.br/edicoes-publicadas/eco-kids/itapetinga/>. Acesso em: 20 dez. 2021.

LADYBUG. Portal National Geographic Kids, s/d.  Disponível em:<https://kids.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/facts/ladybug>. Acesso em: 20 dez. 2021. 

LADYBUGS. Portal National Geographic, s/d.  Disponível em:<https://kids.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/facts/ladybug>. Acesso em: 20 dez. 2021. 

MAIA, Filipe. Joaninhas são eficientes no controle de pulgões em hortaliças. Portal São Paulo/Governo do Estado, 05 maio 2021. Agricultura e Abastecimento. Disponível em:<https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/joaninhas-sao-eficientes-no-controle-de-pulgoes-em-hortalicas/>. Acesso em: 20 dez. 2021.

VALVERDE, Michele. Biofábrica de joaninhas volta a produzir em BH. Portal Diário do Comércio, 23 out. 2021. Disponível em:< https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/biofabrica-de-joaninhas-volta-a-produzir-em-bh>. Acesso em: 20 dez. 2021.

ZITEI, Naira. Casal especialista em insetos cria kit de joaninhas para estimular contato de crianças com meio ambiente. Portal G1/Globo, 25 abr. 2021. Campinas e Região. Disponível em:<https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/04/25/casal-especialista-em-insetos-cria-kit-de-joaninhas-para-estimular-contato-de-criancas-com-meio-ambiente.ghtml>. Acesso em: 20 dez. 2021.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.