“O novo sempre vem”

Sempre vem?

Antes de dizer se a proposição de Belchior é verdadeira,  cabe fazer um relato do que acontece em Barra do Choça, no que se refere aos jornais Eco Kids e Eco Teens.

O Município iniciou a atividade de “aulas de campo” dentro do projeto Eco Kids e Eco Teens, no ano de 2014. Foi o primeiro parceiro do Ministério Público da Bahia na região sudoeste a levar os alunos para aulas externas com o propósito de produção de matérias para os jornais ambientais.

1ª edição do jornal Eco Kids – 2014- escola Municipal Adelieta Ramalho. Crédito: Barra do Choça/Facebook

Escola Municipal Adelieta Ramalho – 1ª edição do Jornal Eco Kids – 2014- Crédito: Barra do Choça/Facebook

Também foi o primeiro município a idealizar a capa dos jornais com fotos dos alunos. Até então, as ilustrações das capas dos jornais voltavam-se para o meio ambiente natural (fauna, flora, água, etc), ou artificial (cidades e seus desafios, como saneamento e poluição).

Quando o projeto Eco Kids e Eco Teens,  coordenado pelo Ministério Público da Bahia,  ganhou a adesão de outros Municípios, a solenidade de lançamento dos jornais manteve certo padrão, embora sob a organização criativa de cada escola. Mas então vem Barra do Choça e rompe o formato tradicional.

A 5ª edição do jornal Eco Teens de Barra do Choça foi obra coletiva dos 160 alunos, de 12 a 17 anos,  do Centro Educacional Professor Jorge Delano, situado  na Fazenda Pau Brasil, zona rural do município. Seu lançamento ocorreu no último dia 22 de setembro, de forma bastante inovadora.

O jornal Eco Teens foi apresentado como um quadro dentro de um programa televisivo fictício, denominado “Hora certa, há vida inteligente na sexta-feira“. O Diretor da Escola fazia o papel de “Serginho Groisman”.  Os alunos compunham a plateia. Pedindo a palavra, os participantes do programa levantavam-se e dirigiam uma pergunta para os convidados, nas pessoas da Secretaria de Educação, Promotora de Justiça, Conselheira Municipal de Meio Ambiente, Engenheiro Florestal e representante dos alunos.

Professora de Geografia Venozina

Conselheira Municipal de Meio Ambiente responde a perguntas dos alunos..

Promotora de Justiça é outra convidada “sabatinada” pelos alunos.

E nessa brincadeira de “a vida imita a arte”, sucederam-se perguntas sobre meio ambiente. Eis algumas delas:

-O que tem sido feito diante do carreamento de agrotóxicos para nossos rios?

-Como está a execução da Agenda 21 em nosso Município?

-A qual órgão ambiental cabe fiscalizar nossos recursos hídricos?

-Qual o histórico da criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barra do Choça?

Aluno faz perguntas aos convidados do programa “Hora Certa”

Mais uma pergunta sobre meio ambiente vem da plateia.

Depois de cada bloco de perguntas, havia a apresentação da banda, com o Diretor da Escola, no vocal, tocando músicas com enfoque ambiental.  “Herdeiro do Pampa Pobre”, na versão de Engenheiros do Hawaii, foi uma das canções da tarde. E para confirmar que o município não economiza em criatividade, até o Prefeito de Barra do Choça contribuiu com as apresentações, cantando “Xote Ecológico” na abertura do “Programa Hora Certa”.

Prefeito de Barra do Choça entoa Xote Ecológico.

Diretor e Assistente de Palco, no Programa “Hora Certa” de Barra do Choça

A distribuição do jornal ambiental Eco Teens, com o tema “Biodiversidade” veio selar toda a tarde de atividades de reflexão sobre o meio ambiente, em forma de cantos, poesias e entrevistas.

Então, respondendo à pergunta inicial, pelo menos em relação ao projeto Eco Kids e Eco Teens em Barra do Choça, Belchior estava certo: o novo sempre vem!

Lançamento do Jornal Eco Teens – Jorge Delano

Centro Educacional Professor Jorge Delano vibra com o lançamento.

 

Imagem da capa: extraída de https://onsizzle.com/i/voce-que-ama-o-e-passado-e-que-nao-ve-14206939. Acesso em 06 out. 2017.

 

 

Um comentário sobre ““O novo sempre vem”

  1. Amei!

    Creio que o projeto Eco teens vem revelando a criatividade das escolas. Os discentes e educadores da referida escola Centro Educacional Professor Jorge Delano demonstraram muita inteligência ao romper o protocolo e arguir um tema tão interessante como a preservação do meio ambiente de forma dinâmica, inovadora e atrativa. Sem dúvidas, deve ter sido muito emocionante para a escola essa execução projetil. Admiro o empenho de todos!
    Parabéns ao(aos) idealizadores do Projeto Eco teens.A cada nova edição novas perspectivas para a próxima. E graças a Deus e aos colaboradores, o Projeto tem obtido êxito.Creiamos que o resultado também seja positivo nas mentes humanas ao demonstrar o cuidado com a preservação da vida.
    Que venha novas edições e que assim como as anteriores, todas sejam sucessos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.