Itapetinga: Projeto Eco Kids prossegue, com aprovação da 3ª edição do jornal ambiental

No último dia 03 de outubro, na Secretaria de Educação de Itapetinga, foi realizada reunião do Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens para análise da 3ª edição do jornal ambiental Eco Kids, produzido pela Escola Municipalizada Manoel Novaes.

A apresentação foi feita pela Diretora da Escola, Aline Ramos, com participação da coordenadora Nara Cleide Barreto Cardoso. O jornal terá o título do Lixo ao Lúdico e reflete mais de oito meses de trabalho da escola. As atividades de educação ambiental contaram com o envolvimento de 242 alunos,  da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, na faixa etária de 04 a 10 anos.

Segundo a diretora, foram seguidas três etapas para o projeto. Inicialmente, houve a sensibilização dos professores da escola sobre a proposta de elaboração de um jornal ambiental, com participação do pedagogo Manoel Neto Costa Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação. Na segunda etapa, a sensibilização foi direcionada aos alunos, através da exibição do desenho animado Capitão Planeta, no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Por fim, a escola procurou envolver os pais na execução do projeto.

Professores da escola Municipal Manoel Novaes, em Itapetinga- Eco Kids

Atividades de sensibilização dos professores e alunos na UESB.

Estamos quase prontos, mas faltam as professoras! Lá vêm elas!

Sensibilização de alunos foi feita a partir do desenho animado Capitão Planeta.

A partir dessas etapas, o projeto Eco Kids gerou diversos subprojetos na própria escola, como os desfiles de 7 de Setembro e da Primavera, com roupas feitas com material reaproveitado, oficina de estojos com embalagens de salgadinhos e melhorias na própria escola, através da construção do “Parque Ecológico Eco Kids”, com pneus, antenas parabólicas e outros elementos.  Várias contribuições foram dadas pelos pais de alunos e comunidade  do bairro para as atividades, como mão de obra e doação de materiais.

Desfile de Sete de Setembro

Desfile da Primavera.

A reunião foi conduzida pelo  Ministério Público da Bahia, através da Promotora de Justiça Karina Cherubini. O Conselho Editorial, através de seus representantes da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores Manoel Neto Costa Ferreira, Elisângela Moura Silva Duarte e Iara Gomes de Luna Santos, do Conselho Municipal do Fundeb, através da Presidente Hosana Silva de Almeida Batista, do Conselho Municipal de Educação, através do Vice-presidente Tiago Melo,  Ascom Municipal,  na pessoa de Isabela Scaldaferri, do Secretário Municipal de Planejamento Washington Luiz Maciel, aprovou a 3ª edição do jornal Eco Kids, parabenizando a Escola Manoel Novaes pelos resultados alcançados.

Conselho Editorial analisa a 3ª edição do Eco Kids.

Apresentação da Diretora Aline Ramos.

Também estiveram presentes à reunião a diretora da Escola Municipal Sizaltina Silveira, Marliese Alves Porto,  indicada para participar do projeto Eco Kids e Eco Teens em 2018,  e a diretora da Escola Municipal de 1º grau Dr. Clodoaldo, Patrícia Oliveira de Carvalho,  que lançará a 2ª edição do jornal Eco Kids, no próximo dia 19 de outubro.

Diretora da Escola Sizaltina comenta suas impressões sobre o projeto.

Diretora da Escola Municipal Dr. Clodaldo prestigia a reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.