Nova escolas conhecem projeto Eco Kids e Eco Teens na região sudoeste da Bahia

As escolas indicadas pelos municípios de Caatiba, Itapetinga e Nova Canaã para a participação no projeto Eco Kids e Eco Teens no próximo ano tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa de educação ambiental, que é coordenada pelo Ministério Público da Bahia e exercida mediante parcerias.

O encontro de alinhamento ocorreu em Itapetinga, no último dia 26 de novembro,  durante reunião de planejamento das atividades do projeto para 2020. A promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini apresentou o projeto Eco Kids e Eco Teens, com esclarecimentos sobre a atuação de cada escola quanto à produção dos jornais ambientais e organização do evento de lançamento. 

A jornalista Isabela Scaldaferri, da Assessoria de Comunicação de Itapetinga, orientou as escolas sobre a escolha de fotos e de matérias para a composição do jornal. Esclareceu que a estimativa é de que cada exemplar impresso seja lido por cinco pessoas. Com isso,  o jornal ambiental produzido pelas escolas pode receber ampla visualização. 

As orientações pedagógicas de condução do projeto na escola foram passadas pelas coordenadoras Márcia Tavares Ferreira e Juliana Oliveira Silva, das escolas Esther Ferraz e Maria Amélia Menezes, situadas em Itapetinga.  As coordenadoras pedagógicas narraram a abordagem que efetuaram nas próprias escolas para desenvolvimento do projeto Eco Kids e Eco Teens, incluindo reunião com professores, pais e alunos, descrevendo também o modo de escolha de tema e aulas de campo, bem como os resultados das atividades de educação ambiental.

Participaram da reunião José Raimundo de Castro e Maria Sônia Rocha Silva e Silva, diretor e coordenadora pedagógica da Escola Adventista de Itapetinga, Ângela Patrícia Souza Costa e Luziene Gonçalves Santos, diretora e coordenadora da Escola Municipal Edirani Pacífico Goes, Luciana Oliveira Santos e Matheus Freitas, diretora e coordenador da escola Municipal Nair DÉsquivel Jandiroba, como representações das novas escolas de Itapetinga. A escola municipal Castelo Branco, de Nova Canaã, esteve representada por sua coordenadora pedagógica Kriswânia de Andrade Cabral. Por sua vez, o Centro de Educação Municipal Luiz Miranda, de Nova Canaã,  esteve representado pelo Diretor Ronaldo Alves Soares e pelos coordenadores pedagógicos Joselita Pereira Borges e Elizeu da Silva Sousa. 

Também estiveram presentes Manoel Neto Costa Ferreira, Elizângela Moura Duarte, Iara Gomes Santos, Ivanilde Teixeira Aguiar Silva, Washington Luiz Maciel, conselheiros editoriais do projeto Eco Kids e Eco Teens em Itapetinga, a diretora da Escola Municipal Esther Ferraz, Suzana Carla Almeida Souza, bem como as professoras Priscila Bastos Santos, Silmara Ferreira Santos, Jéssica da Hora Freire, Magali Carvalho Silva Moutinho,da Escola Municipal Edirani Pacífico Góes, de Itapetinga. 

Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Antônio Coqueiro Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.