Itapetinga reafirma parceria com Ministério Público da Bahia para projeto Eco Kids e Eco Teens

Na tarde de ontem, dia 28, o Município de Itapetinga reafirmou a parceria com o Ministério Público da Bahia para a produção dos jornais ambientais Eco Kids e Eco Teens em 2018. A confirmação foi dada em reunião realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a presença dos integrantes do Conselho Editorial do projeto, das escolas que participaram em 2017 e das escolas indicadas para participação no próximo ano.

O Município de Itapetinga irá produzir três edições dos jornais ambientais em 2018. A edição do jornal Eco Kids, destinado a crianças, com faixa etária até 12 anos, desde a educação infantil ao Fundamental, será produzida pela escola Municipal Ismael Cruz. Já as edições do jornal Eco Teens, com linguagem voltada para adolescentes, serão produzidas pela Cooperativa Educacional de Itapetinga (Cooedita) e pela Escola Sizaltina Silveira Souza Fernandes – Anexo I. Os lançamentos estão programados para os dias 14 de setembro, 05 de outubro e 25 de outubro de 2018, já que as escolas precisam de certo tempo para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, como fotografias, aulas de campo, pesquisas, passeatas ecológicas, etc., que serão a própria matéria informativa ou notícia dos jornais.

O Conselho Editorial de Itapetinga e as escolas participantes avaliaram como positiva a realização do projeto Eco Kids e Eco Teens, coordenado pelo Ministério Público da Bahia, no ano de 2017. Foram lançadas três edições do jornal Eco Kids, produzidas pelo Colégio Madre Savina Petrilli, Escola Municipal Dr. Clodoaldo Costa e Escola Municipal Manoel Novaes, com o envolvimento de 936 alunos. A educação ambiental não se limitou à própria unidade escolar, já que todas as escolas participantes em 2017 realizaram atividades externas, como passeatas ecológicas, atividades de limpeza no rio Catolé Grande, oficinas de preparação de sabão, a partir de reúso de óleo de cozinha, oficinas de confecção de estojos escolares com reúso de embalagens de salgadinhos. O Conselho Editorial destacou a metodologia, o cumprimento do cronograma e o atendimento da equipe da Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista como pontos positivos do projeto Eco Kids e Eco Teens.

Participaram da reunião, coordenada pela Promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, a discente de pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jamille Noaves dos Santos Queiroz, os conselheiros editoriais Manoel Neto Costa Ferreira, Elisângela Moura Silva Durate e Iara Gomes de Luna Santos, representando a Secretaria Municipal de Educação,   o Secretário de Planejamento Washington Luiz Souza Maciel, a diretora da Escola Municipal Clodoaldo Costa, Patrícia Oliveira de Carvalho e da Escola Municipal Manoel Novaes, Aline Oliveira Ramos, acompanhada da coordenadora Nara Cleide Barreto Cardoso. As escolas indicadas para 2018 também estiveram presentes, através de Marliese Alves Porto, diretora da Escola Sizaltina Silveira Souza Fernandes, Marylucia Rocha da Silva e Norma Célia Farias Costa, diretora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ismael Cruz Lima, e Isabel Marques Scaldaferri e Cleusa Rocha de Lira Eloy, diretora e coordenadora pedagógica da Cooperativa Educacional de Itapetinga (Cooedita).

   
   

Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Antonio Coqueiro Neto

Um comentário sobre “Itapetinga reafirma parceria com Ministério Público da Bahia para projeto Eco Kids e Eco Teens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.