Nova Canaã

Escola de Nova Canaã (BA) elabora projeto interdisciplinar para a produção do jornal Eco Kids

A Escola Municipal Eujácio Simões, em Nova Canaã (BA), irá lançar a 1ª edição do jornal Eco Kids do município no dia 18 de novembro de 2018.  Para a produção do jornal, a escola preparou um projeto de educação ambiental interdisciplinar, com a previsão de diferentes atividades e áreas de saber.

Para trabalhar a questão de resíduos sólidos, que será uma das principais temáticas do Eco Kids,  está prevista aula de campo no depósito de lixo do município, seguida de debate em sala de aula. Será realizada  pesquisa pelos alunos sobre o tempo de decomposição do lixo, a ser representado graficamente em  cartaz. Outra atividade será a confecção de roupas e acessórios utilizando material reciclável, seguida de desfile e exposição das peças, para posterior leilão. Os alunos serão incentivados à separação dos resíduos em seco e orgânico;

Em outra aula de campo, os alunos serão estimulados à observação da paisagem, com o professor chamando a atenção para beleza, frescor, diversidade da vegetação e da tonalização verde nas espécies.  Também está planejada a implantação de uma horta na unidade escolar. A atividade de campo será retratada em desenhos e poemas, que virarão notícia no jornal ambiental.

A culminância do projeto coincidirá com o lançamento do jornal Eco Kids, que contará com apresentação e exposição de todos os trabalhos realizados,  através de stands organizados nas salas de aula pelos alunos com mediação dos professores e entrega de lembrancinhas.

Participam do projeto todo corpo docente da Escola Municipal Eujácio Simões: Alexsandra de Assunção Souza, Alzira da Silva Paixão, Cláudia Aquino, Eliana Miranda, Eliude Matos, Elza Novais da Silva,Etelvina Almeida, Gilmara Rocha Azevedo Silva, Hélia Costa, Iêda Solange A. Oliveira, Ivaneide Santos Ribeiro, Jucilande Santiago Carmo Vieira, Leidenalva C. de Andrade Ataíde, Madalena Macedo Silva Santana, Marileuza de Jesus S. Sales, Magnólia Ferreira Chaves, Mávila Almeida de Souza, Neuraci Andrade da Silva, Rosilene Pereira Silva, Rosemary do Nascimento C. Rocha, Roziane de Jesus Santos Lisboa, Valdireni Silva Damacena Peixoto, a coordenadora pedagógica Narayamha Barros da Rocha Garcia e a diretora Roseli Santiago do Carmo Santana.

Durante o ano, a Escola Eujácio Simões enviará fotos e relatos das atividades ao site do projeto Eco Kids e Eco Teens.

Nova Canaã

Referência: Projeto Meio Ambiente: Trabalhando Valores Socioambientais na Escola. Escola Municipal Eujácio Simões, Nova Canaã, 2018, 15 p.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.