People with speech bubbles illustration

Entenda os diferentes tipos de balão nas histórias em quadrinhos

O balão nas histórias em quadrinhos tem o papel de ligar dois elementos, a palavra e a imagem (1). Todavia, mesmo antes de ler o conteúdo do balão, o leitor já tem pistas do que se passa na cena, se é um sonho, se o personagem está falando em tom de voz normal ou grita e até mesmo se utiliza algum aparelho eletrônico.

Como resume Roberto Elísio dos Santos (2), “o balão não serve apenas para acolher a ‘fala’ ou ‘pensamento’ dos personagens. Também indica o estado emocional de seu emissor“.

A alteração na linha que delimita o balão (1) aponta para diferentes situações. A ilustração abaixo (3) apresenta alguns dos tipos de balões mais usados e seu significado:

Mas há uma diversidade de balões:

  • balão apêndice: quando o rabicho do balão não é direcionado ao personagem; “indica que a voz está sendo emitida por alguém que não aparece na ilustração” (1);
  • balão intercalado: ligado ao balão inferior, para indicar falas e pausas de um mesmo personagem, seja no diálogo com o interlocutor na cena (1), seja como hesitação (2);
  • balão trêmulo (4): apresenta-se em linhas tortas, sugere medo ou voz tenebrosa;
  • e outros: balão-de-linhas-quebradas, balão-vibrado, balão-glacial, balão-uníssono, balão-zero ou ausência de balão, balão-mudo, balões-duplos, balão-sonho, balão de apêndice cortado, balões especiais, etc. (5)

O balão também sinaliza a ordem de fala dos personagens. Deve-se lembrar que a leitura dos quadrinhos no Brasil e no Ocidente é feita da esquerda para direita. Assim, o primeiro balão a ser lido é o da esquerda. Como explicam Barbosa et al (1), “os balões colocados na parte superior esquerda do quadrinho devem ser lidos antes daqueles colocados à direita e abaixo” .

Quer mais dicas para compreender melhor esse gênero textual, enquanto aguarda a 2ª edição do Ecogibi, um gibi temático sobre meio ambiente produzido pelos alunos de escolas participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens, que será lançado em outubro? Então, consulte as seguintes obras:

Crédito da imagem da capa: Freepik <https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-com-fala-bolhas-ilustracao_3226200.htm#index=6> Acesso em: 23 abr. 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.