Ecoponto: Colégio Estadual Dr. Orlando Leite explica como fazer.

Do blog CEOL Atualidades, por Letícia Pereira.
Buscando uma alternativa para o descarte inadequado do lixo eletrônico da comunidade e arredores, alunos do Colégio Estadual Doutor Orlando Leite instalaram na escola um ponto de coleta com o objetivo de promover o destino apropriado para este lixo e alertar a população sobre os riscos causados por esse material. O projeto, que antes era limitado ao recolhimento de pilhas e baterias, agora também inclui a coleta de diversos materiais que são destinados a logística reversa e reciclagem.
Resíduos materiais como pilhas e baterias possuem metais pesados prejudiciais a saúde, como chumbo, mercúrio e cádmio, que liberam substâncias tóxicas que contaminam o ar, o solo e lençóis freáticos. Após o resultado de pesquisas realizadas na comunidade apontarem que a população não possuía nenhum conhecimento sobre os riscos da exposição e eliminação incorreta destes dejetos, surgiu a iniciativa “Ecoponto: descarte adequado para o lixo eletrônico, parceria escola e comunidade” colocada em prática em 2016.
O Ecoponto disponibiliza um local para o descarte correto desses resíduos, e quando o recipiente de coleta chega ao limite, o material é encaminhado para locais que reúnem os resíduos e os transportam para destinação correta.
Para elaborar o projeto, as alunas do 3º ano do ensino médio, Letícia Pereira e Rebeca Teles, com a orientação da professora Alaide de Souza, fizeram pesquisas, visitaram aterros sanitários, lojas e até a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória da Conquista.
Atualmente, o projeto é conduzido pala comissão COM-VIDA e Juventude em Ação, que conta com alunos de diferentes séries e abrange o recolhimento de materiais adversos, incentivando o descarte adequado dos resíduos sólidos que não têm a seleção adequada no aterro sanitário municipal, como embalagens treta pak; vasilhames de produtos de limpeza; embalagens plásticas; esponjas de cozinha, escova de dente e canetas usadas; entre outros.
O objetivo do colégio para o futuro do projeto é ampliar a parceria com as instituições que recolhem esses materiais e buscar apoio para implementar o projeto em outros colégios da região.
PEREIRA, Letícia. Ecoponto C.E.O.L. In: Ceol atualidades, 20 nov. 2017. Disponível em: http://ceolatualidades.blogspot.com.br/2017/11/ecoponto-ceol.html . Acesso em 21 nov. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.