Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Econ Teens: conheça os vídeos premiados

Do Portal da prefeitura de Vitória da Conquista.

Entre as escolas premiadas, duas municipais: Milton de Almeida Santos e Eurípedes Peri Rosa

Foram três meses de oficinas sobre captação de imagens, edição e roteiro, ministradas pelos professores Márcio Venâncio (Uesb) e Benival Júnior (Ifba) a estudantes das seis escolas participantes do Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Eco Teens. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Governo Estadual.

Depois dessa etapa, os alunos produziram, eles mesmos, um total de 28 vídeos que tratavam do Parque Municipal da Serra do Piripiri, abrangendo ainda quatro subtemas: Água, Poço Escuro, Melocactus e Fauna e Flora.

Após analisar todos os vídeos, a comissão julgadora chegou a 9 classificados, sendo três em cada uma das categorias: Eco Kids, Eco Teens 1 e Eco Teens 2. A premiação, com o anúncio dos ocupantes do 1º, 2º e 3º lugares, foi feita nesta terça-feira, 21, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

Escola Milton santos Professora Cristiane

‘Momentos de aprendizagem’ – Falando em nome de seus colegas da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, premiada em primeiro lugar com o vídeo “Grande Conquista”, na categoria Eco Teens 1, a estudante Evelin Ribeiro agradeceu pela oportunidade de visitar o Museu Cajaíba e a Reserva Ambiental do Poço Escuro, lugares que ela não conhecia. “Foram momentos de grande aprendizagem ao ar livre. Eu não tive a oportunidade de conhecer antes, e o projeto Eco Teens nos proporcionou isso”, disse Evelin.

Esse, por sinal, foi um aspecto do projeto, ressaltado pela promotora de Justiça do Meio Ambiente, Karina Cherubini. “Foi percebido que alguns alunos sequer conheciam a existência do Parque Municipal da Serra do Piripiri. Então, o concurso despertou para o reconhecimento dos bens patrimoniais públicos de Vitória da Conquista como interesse ambiental”, analisou Karina.

A professora de História, Cristiane Barbosa, que acompanhou os alunos da Milton de Almeida Santos nas visitas e durante a elaboração do vídeo premiado, acredita que o projeto foi um despertar. “Foi um incentivo para os alunos, mostrando que eles são capazes de realizar o que eles quiserem”, afirmou Cristiane.

‘Aprendizado foi grande’ – Outra escola municipal, o Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, produziu os três vídeos classificados da categoria Eco Kids – entre eles “Ell Kikael Mexicano em busca da água subterrânea”, a saga de um super-herói com roupas de marinheiro em defesa das nascentes da Serra do Piripiri. “Agradecimento” foi a palavra utilizada pela diretora Maria Solange Almeida, ao receber a homenagem dada à unidade escolar. “Nós agradecemos pelo desafio proposto. O aprendizado foi grande”, disse Maria Solange.

Depois de elogiar o acabamento técnico dos vídeos, destacando “a bela criatividade e a importância” dos trabalhos, a secretária municipal de Comunicação, Luciane Macário, descreveu a parceria com o Ministério Público como um “projeto maravilhoso e fundamental”.

‘Conscientização’ – Já o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, destacou: “Foi maravilhoso perceber o envolvimento e a participação dos nossos alunos e professores, sendo formados cidadãos com a consciência de que devemos preservar o nosso meio ambiente”.

Outro aspecto desse envolvimento foi descrito pela coordenadora geral do Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira: “Esse projeto vem trazer para os alunos das escolas municipais o engajamento maior voltado para o meio ambiente, falando sobre sustentabilidade, reciclagem e uma gama de outras coisas”.

Confira os premiados nas três categorias:

Eco Kids

1º – Ell Kikael Mexicano em busca da água subterrânea (Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa)

2º – Ação e reação – a natureza co-responde (Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa)

3º – Peri no Piripiri – uma aula de campo (Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa)

Eco Teens 1

1º – Grande Conquista (Escola Municipal Milton de Almeida Santos)

2º – Melocactus conoideus pede socorro (Colégio Estadual Orlando Leite)

3º – Serra do Piripiri (Colégio Opção)

Eco Teens 2

1º – A triste arte do ser humano (Colégio Opção)

2º – Cuidar ou morrer: eis a questão (Colégio Estadual Orlando Leite)

3º – A história do Rio Verruga no município de Vitória da Conquista (Colégio Opção)

 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, 22 nov. 2017. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/concurso-de-producao-audiovisual-eco-kids-e-econ-teens-conheca-os-videos-premiados/. Acesso em 22 nov. 2017.

Um comentário sobre “Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Econ Teens: conheça os vídeos premiados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.