Conheça os principais Gases de Efeito Estufa (GEE)

Gases de Efeito Estufa (GEE) são constituintes gasosos, naturais ou antrópicos, que, na atmosfera, absorvem e reemitem radiação infravermelha. Segundo o Ministério do Meio Ambiente,  há cinco principais GEE. São eles:

Gás Metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Tem poder de aquecimento global 21 vezes maior que o CO2.

Dióxido de Carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa.

Óxido Nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos de animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2.

Ozônio (O3) é uma frágil camada de um gás que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o O3 contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície) é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Clorofluorcarbonos (CFC) são substâncias artificiais que foram por muito tempo utilizadas nas indústrias de refrigeração e ar-condicionado, espumas, aerossóis e extintores de incêndio. O uso dos CFC’s em sprays inseticidas, perfumes e outros foi banido no Brasil em 1988. Como alternativa aos CFC’s,  foram desenvolvidos os HCFC’s ou hidroclorofluorcarbonetos, que causam menos danos à estratosfera, mas também contribuem para o efeito estufa.  A partir de 01 de janeiro de 2011, a ANVISA proibiu a fabricação e importação de medicamentos que contivessem clorofluorcarbonos (CFC), incluindo bombinhas para asma que os utilizassem como propelente (para dar impulso).

A figura a seguir, extraída do site da EMBRAPA, mostra a contribuição relativa de gases para aumento da forçante radiativa global e também as principais atividades responsáveis pelas emissões:

Contribuição relativa de gases provenientes de atividades antrópicas ao efeito estufa (baseado em Krupa, 1997)
 

 

Referências:

Anvisa proíbe bombinhas de asma com CFC a partir de janeiro de 2011. G1 Globo Ciência, Brasília, 27 nov. 2008. Disponível em:<http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL881593-5603,00-ANVISA+PROIBE+BOMBINHAS+DE+ASMA+COM+CFC+A+PARTIR+DE+JANEIRO+DE.html>.  Acesso em: 27 maio 2018.

Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº  267, de 14 de setembro de 2000.  Proíbe, em todo o território nacional, a utilização das substâncias controladas especificadas nos Anexos A e B do Protocolo de Montreal nos sistemas, equipamentos, instalações e produtos novos, nacionais ou importados: Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res00/res26700.html> Acesso em: 27 maio 2008

Embrapa Meio Ambiente. Efeito Estufa. Disponível em:<http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog>. Acesso em:27 maio 2018.

Ministério do Meio Ambiente,  Educlima. Brasília, [2018].  Gases de Efeito Estufa (GEE) X Gases Poluentes. Disponível em:<http://educaclima.mma.gov.br/mudanca-do-clima/>. Acesso em: 27 maio 2018.

Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental e Mudanças no Clima para Gestores. Turma 4.  Apostila 1. 41 p. Disponível em:< http://ead.mma.gov.br/.>. Acesso em: 27 maio 2018.

PEDROLO, Caroline. Clorofluorcarbonetos (CFC). Infoescola, [2018], on line.Disponível em:< https://www.infoescola.com/quimica/clorofluorcarboneto-cfc/>. Acesso em: 27 maio 2018.

Uso de CFC em aerossóis é proibido no Brasil desde 1988. Agência Brasil – ABr,  Brasília, 15 set. 2003. Disponível:  <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-09-15/uso-de-cfc-em-aerossois-e-proibido-no-brasil-desde-1988>  Acesso em: 27 maio 2018

Imagem da Capa: Pinterest. Disponível em: <https://www.pinterest.pt/pin/679480662503426899/>. Acesso em: 27 maio 2018.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.