Cecília Meireles e o valor dos serviços ambientais

O poema ” Leilão de Jardim”, escrito por Cecília Meireles,  é uma das obras que notabilizou a escritora junto ao público infantil.  Integra o livro “Ou Isto ou aquilo”,  bastante conhecido e utilizado no Ensino Fundamental,  por introduzir a criança na arte literária, explorando o imaginário infantil (RAMOS, 2010).

Cecília Meireles

Cecília Meireles

No entanto, um dos aspectos pouco tratados e que pode ser aprofundado na educação ambiental, através da interdisciplinaridade entre as aulas de produção textual e meio ambiente, diz respeito ao valor dos serviços ambientais.

Serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos são os benefícios que a população obtém dos ecossistemas.  De fato, os ecossistemas provêm ou abastecem uma infinidade de serviços, produtos e funções que tornam a existência humana possível, como  regulação do clima na Terra, a formação dos solos, o controle contra erosão, o armazenamento de carbono, a ciclagem de nutrientes, o provimento de recursos hídricos em quantidade e qualidade, a manutenção do ciclo de chuvas, a proteção da biodiversidade, a proteção contra desastres naturais, elementos culturais, a beleza cênica, a manutenção de recursos genéticos ( BRASIL, 2011).

Aplicar ou atribuir um valor a esses serviços não é uma tarefa simples.  Afinal,  qual seria o preço a ser pago pela fotossíntese, pela purificação da água e para a polinização das culturas alimentícias (SEKERCIOGLU, 2010), se fossem serviços contratados a pessoas ou empresas?

Ainda que nem sempre se perceba ou valorize os serviços que o meio ambiente fornece gratuitamente, não parece que Cecília Meireles, em 1964, já percebia o valor econômico dos serviços ambientais?  Reflita sobre isso, acompanhando atentamente o poema Leilão de Jardim. 

Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão)

 

Referências:
BRASIL, Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlânica: lições aprendidas e desafios / Fátima Becker Guedes e Susan Edda Seehusen; Organizadoras. – Brasília: MMA, 2011. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/202/_arquivos/psa_na_mata_atlantica_licoes_aprendidas_e_desafios_202.pdf. Acesso em 19 out. 2016.
CANELA, Maria Josefa Bezerra. Exposição Literária de Cecília Meirels e prática na educação Infantil. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/semanadepedagogia/2012/pdf/T2/T2-021.pdf>. Acesso em 19 out. 2016.
RAMOS, Elaina Asano.  As relações texto-música e o procedimento pianístico na canção Leilção de Jardim (1971) de Ernst Mahle. Disponível em: <http://www4.unirio.br/simpom/textos/SIMPOM-Anais-2010-ElianaAsano.pdf>. Acesso em 19 out. 2016.
SEKERCIOGLU, Cagan H. Ecosystem functions and services. In: Sodhi, Navjot S. EHRLICH, Paul R. Conservation Biology for All. New York : Oxford, 2010, Cap. 3. p. 45-72
Imagem de Cecília Meireles. Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/autor/cecilia_meireles>/. Acesso em 19 out. 2016.
Imagem da capa extraída de :<https://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2014/07/poema-leilao-no-jardim-de-cecilia.html>. Acesso em 19 out. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.