Novas edições do ‘Eco Kids’ envolvem quase três mil alunos em seis municípios

Do Portal do MPBA, por George Brito.

O projeto ‘Eco Kids/Eco Teen’, do Ministério Público estadual, lançará oito edições de jornais ambientais produzidos por estudantes até o final deste mês, sendo cinco no recôncavo sul, uma na região sudoeste e duas no extremo sul do estado. No total, são quase três mil alunos envolvidos nas atividades, sendo mais de dois mil apenas no recôncavo.

Em Santo Antônio de Jesus, haverá hoje, dia 18, e amanhã, dia 19, o lançamento da primeira edição do ‘Eco Kids’, produzida por 1,3 mil alunos do projeto ‘Despertar’, que abarca 12 escolas rurais do município. O lançamento será realizado em dois turnos, um com grupos de três escolas e outro com grupos de seis. Também já contam com as primeiras edições do ‘Eco Kids’ os municípios de Varzedo e Dom Macedo Costa, lançadas na última sexta-feira, 14, e ontem, dia 17, com a participação, respectivamente, de 209 e 110 alunos das escolas Professora Zenaide Maria de Figueiredo e Azevedo e Edite Barros. Os eventos de lançamento estão sendo acompanhados pelo promotor de Justiça Julimar Barreto Ferreira, da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Recôncavo Sul. O projeto conta com o apoio do Grupo Ambientalista Nascentes (GANA) no financiamento da impressão dos jornais.

Também amanhã, dia 19, em Santo Antônio de Jesus, será lançada a segunda edição do ‘Eco Kids’, na Escola Ernesto Geisel, com 56 estudantes, e a terceira edição na Escola Anísio Teixeira, cuja produção do jornal envolveu 347 alunos. Em Anagé, a Escola Municipal Benito Gama lança a primeira edição do jornal na próxima quinta, 20. Em Teixeira de Freitas, 850 estudantes da Escola Municipal Amigos da Natureza produziram um jornal com o tema ‘Meu Amigo Animal’. Na última quinta-feira, dia 13, ocorreu o lançamento da 2ª edição do ‘Eco Kids’ no município de Itanhém, também extremo sul da Bahia, produzido por 93 alunos da Escola Municipal Professor José Alves de Souza, situada na Vila São José. O tema do jornal foi ‘O Luxo do Lixo’, com a utilização de material descartável. Os eventos contaram com a participação do promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Fernandes Corrêa, que coordena o projeto na região.

Segundo a coordenadora-geral do ‘Eco Kids/Eco Teens’, promotora de Justiça Karina Cherubini, o projeto vem sendo desenvolvido há sete anos em mais de 11 municípios baianos, com o envolvimento de mais de sete mil alunos. O projeto contempla a criação e circulação de um jornal trimestral sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, custeado por infratores ambientais em cumprimento de pena alternativa.

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Extraído de: Portal do Ministério Público da Bahia, 18 out. 2016. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/noticia/34716. Acesso em 19 out. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.