Após dois anos, projeto Eco Kids retoma atividades. 1ª Edição de 2022 foi feita por alunos de Curvelo da Conceição

Do site Água Preta News, com informações de Jan Santos – ASCOM PMI

O prefeito agradeceu ao promotor pela preocupação com o município e disse que é necessário de todos abracem a causa

Na manhã da última sexta-feira feira, 14 de outubro, o prefeito Mildson Medeiros, ao lado do promotor de justiça, Dr. Fábio Fernandes Corrêa, participou da apresentação do projeto Eco Kids, na escola municipal Castro Alves, em Curvelo da Conceição. 

A cerimônia teve ainda a participação, da secretária da Educação, Normélia Alquilina; do secretário de Agricultura e Abastecimento, Josias Caetano; do diretor de Meio Ambiente, Delzivan Silva; do secretário do Turismo, Windson Mendes, dos vereadores Renato Correia e Gutemberg Ferreira (Guê), da Conselheira Editorial da revista, Bióloga e professora Josileide Santos; do proprietário da A.D Propaganda, Advânio Dias; da representante da APAE e Conselho de Meio Ambiente, Adelice Gonçalves; do pastor Elizeu, da Assembleia de Deus local e do engenheiro de minas, representante do Consórcio Construir, César Spillere.

O Eco Kids é um jornal de Educação Ambiental que nasceu a partir da iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia. Foi implantado em Itanhém em 2014, com apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Meio Ambiente e Departamento de Meio Ambiente. Em razão da pandemia, o projeto ficou dois anos sem atividades e, agora, com o retorno das aulas presenciais, foi possível dar continuidade. Com apoio dos professores, equipe pedagógica e administrativa, a primeira edição de 2022 do Eco Kids foi produzida pelos alunos da Escola Municipal Castro Alves, o projeto foi patrocinado pela empresa R.E.D. Graniti Mineração LTDA, uma grande parceira que já colaborou também em outras edições. 

O tema trabalhado nessa edição de 2022 foi “A Natureza Não É Muda, Temos Que Ouvi-la”. Na oportunidade, as crianças fizeram apresentações e os moradores da comunidade realizaram uma feira com os produtos da terra. Foram distribuídos mil exemplares da revista, 50 medalhas e 70 certificados. Assim, o Eco Kids é trabalhado numa perspectiva de acrescentar informações valiosas, referentes ao tema de Educação Ambiental.
Através de atividades lúdicas, e com base nos eixos educacionais, alunos professores e toda a comunidade escolar desenvolveram trabalhos de conscientização, a fim de capacitá-los a compreender o processo de sustentabilidade ambiental. A escola Castro Alves tem aproximadamente 34 estudantes, cursando séries do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Os participantes fizeram trabalhos como visita de campo, desenhos, reciclagem e outros.

Uma das necessidades citadas pela comunidade foi a questão da água que abastece o povoado. Dessa forma foi feita uma visita pelos responsáveis do Departamento de Meio Ambiente, diretor Delzivan Gomes, a Fiscal Ambiental, Joelma Silva, a conselheira editorial do projeto, Josileide Santos, a coordenadora Regina Cláudia, a professora Mônica Pereira, acompanhados pelo dono da propriedade rural, onde fica a represa que abastece o povoado, senhor Orlando. Foram feitas a limpeza da represa e da caixa d’água.

O prefeito agradeceu ao promotor pela preocupação com o município e disse que é necessário de todos abracem a causa.  “Queremos agradecer ao Promotor Fábio pela parceria e pela preocupação com nosso município. Nós precisamos abraçar essa causa, pois nós precisamos da natureza mais do que ela precisa de nós. Obrigado a todos e parabéns aos nossos estudantes. Vocês são a nossa esperança de um futuro sustentável e mais responsável com nossa natureza”, disse Mildson, que concluiu fazendo menção ao trabalho de parceria e esforço do município, por suas secretarias de Educação e Meio Ambiente, da direção e professores da Escola Municipal Castro Alves e dos conselheiros editorais do jornal Eco Kids em Itanhém, como Josileide Nunes e Luana Nascimento, que acompanham o projeto há mais de cinco anos, também deve ser destacado. “Parabéns a todos pela dedicação e foco na Educação Ambiental!”

Matéria reproduzida do site Água Preta News, 20 out. 2022. Notícias. Geral. Disponível em:<ttps://www.aguapretanews.com.br/noticia/apos-dois-anos-projeto-eco-kids-retoma-atividades-1-edicao-de-2022-foi-feita-por-alunos-de-curvelo-da-conceicao>. Acesso em: 21 out. 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *