Vitória da Conquista sedia II Seminário EduComunicação aplicada à Educação Ambiental

Do Blog do Jorge Amorim.

Novos modos de ver, novas formas de fazer Educação Ambiental. Com este tema, o  Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA, realizou nesta sexta-feira, 25/08, o II Seminário de EduComunicação  aplicada à Educação. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus de Vitória da Conquista, e reuniu secretários municipais de educação e meio ambiente, professores, coordenadores pedagógicos, estudantes, dentre outros.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação do coral de vozes do Centro Noturno de Educação Básica de Vitória da Conquista (CENEB). Em seguida, a idealizadora do projeto a promotora de justiça, Drª Karina Cherubini, deu as boas-vindas aos presentes e explicou os objetivos do Seminário de EduComunicação. “Foram realizados no País cerca de 80 eventos ligados ao tema EduComunicação. Destes, 90 ou 80% nas regiões Sul e Sudeste e apenas 5 eventos na região Nordeste. Felizmente, um destes em vitoria da Conquista, o que coloca este evento já no calendário nacional sobre EduComunicação”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de abertura, o prefeito Hérzem Gusmão, representantes das Secretarias Municipais de Educação, Comunicação e Meio Ambiente de Vitória da Conquista, o coordenador do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) e dos Conselhos de Meio Ambiente, de Educação e do Fundeb de Vitória da Conquista.

O Seminário abordou a parte teórica da EduComunicação, bem como, a aplicabilidade destes conhecimentos em sala de aula. Como por exemplo, a produção dos jornais Eco Kids e Eco Teens, a produção do jornal do Dária (Colégio Estadual de Barra do Choça), dentre outras experiências exitosas apresentados pelo professor e jornalista José Amorim.

Foram apresentados alguns relatos de experiência exitosos em Educomunicação. A professora Celina Gabriela Leite Bonfim, abordou o tema ‘A educação ambiental sob o viés do método científico’. A professora e jornalista Daniela Costa, falou sobre ‘A inclusão através da Educomunicação na educação ambiental’ E a professora e jornalista Veruska Anacirema da Silva, abordou o tema ‘Envolvimento das escolas de tempo integral com projetos ambientais’.

Na segunda parte do evento, à tarde, foram realizadas duas palestras. Com o tema “Cinema e Educação Ambiental, leituras e potencialidades”, o professor de cinema da UESB, Marcio Venâncio fez um belo relato sobre as possibilidades diversas do uso do cinema na educação. Em seguida, a bacharel em direito pela UNIDERP, Cláudia Rocha, apresentou o tema: “A produção de mapas mentais para aprendizado de leis ambientais por crianças e adolescentes”.

Blog do Jorge Amorim, Barra do Choça, 26 ago. 2017. Disponível em: http://blogdojorgeamorim.com.br/2017/08/vitoria-da-conquista-sedia-ii-seminario-educomunicacao-aplicada-a-educacao-ambiental/. Acesso em 26 ago 2017.

Para ver a galeria de fotos, acesse o Blog de Jroge Amorim ou clique aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.