Vitória da Conquista programa eventos de educação ambiental diferenciados para 2017

No último dia 30 de março, aconteceu na sede do Ministério Público da Bahia em Vitória da Conquista reunião para planejamento dos eventos de educação ambiental relacionados ao projeto Eco Kids e Eco Teens. Sob a coordenação da Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente, em Vitória da Conquista, integrantes do Conselho Editorial definiram os eventos, metodologia  e o nome dos palestrantes para as atividades de educação ambiental, tendo como público-alvo tanto os alunos como os professores das redes municipal e estadual de ensino, incluindo escolas privadas.

O Conselho Editorial deliberou a realização de um concurso de vídeo entre os alunos das seis escolas que participarão do projeto Eco Kids e Eco Teens em 2017. A premiação está prevista para o dia 17 de novembro de 2017, podendo ser precedida de Mostra de Vídeos.  Poderão participar alunos do Colégio Opção, Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Colégio Estadual Camilo de Jesus, Escola Municipal Euclides da Cunha, Colégio Estadual Dr. Orlando Leite e Escola Municipal Milton de Almeida Santos.  O edital do concurso será publicado no próximo mês de maio.

Como preparação ao concurso, os alunos participarão de oficinas, com professores de cinema da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e monitores do programa Mais Educação, para aprenderem sobre captura, roteiro e edição de vídeos.  Pretende-se atingir cento e oitenta alunos da educação básica com as oficinas de produção de vídeos, que serão realizadas a partir de junho de 2017.

No mês de agosto, será realizado o II Seminário de Educomunicação: novas formas de ver, novas formas de fazer educação ambiental. O evento será destinado a professores, educadores ambientais e interessados em comunicação, educação e meio ambiente. As inscrições para o II Seminário de Educomunicação devem começar entre junho e julho de 2017, no site do Ministério Público da Bahia.

No próximo dia 19 de abril, será realizada reunião setorial na Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, para elaboração do edital do Concurso Eco Kids e Eco Teens de vídeo ambiental. Contará com a participação do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20), do professor Márcio Venâncio, Coordenador do Curso de Cinema da UESB e de professor Benival Vilaça Ferreira,  do IFBA. No dia 18 de maio, o edital será apresentado a todos os integrantes do Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens, para aprovação e publicação.

Participaram da reunião Karina Cherubini, pelo Ministério Público da Bahia, Marcio Venâncio, pelo Curso de Cinema da UESB, Gilvane Chagas Lima e Cristina Leilane Fernandes, coordenadoras da Secretaria de Educação, Benival Vilaça Ferreira, professor do IFBA, Carla Brandão Santos e Antonio Gabriel Araújo, da Secretaria de Meio Ambiente, Lenira Maria de Figueiredo Souza, do Conselho Municipal de Educação, Thiago Leal Menezes, do Conselho de Acompanhamento do Fundeb, Lázaro Oliveira Santos Brito, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Inema, Ana Marinho de Castro, pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE-20).

Conselho Editorial dos jornais Eco Kids e Eco Teens em reunião.

Propostas, ideias, datas e orçamentos são analisados para a programação de eventos.

Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/ Antonio Coqueiro Neto

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.