Na data de ontem, 21 de agosto, o Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens reuniu-se para análise da 21ª edição do jornal Eco Teens, produzida pelos alunos da escola Municipal Josias Casaes França, situada na zona rural de Vitória da Conquista, no Distrito de Dantelândia.
A apresentação da edição foi feita pelo Coordenador Pedagógico Paulo Lélis Lima Ramos. Segundo ele, a escola Josias Casaes França desenvolveu um trabalho interdisciplinar, com a participação de todos os professores do ensino Fundamental II e envolvimento direto de 133 alunos, de 11 a 20 anos de idade. O título do jornal será Repensar: ação local na construção do ser social, tomando como temática a produção de mandioca, principal produto econômico do distrito de Dantelândia, onde está situado a escola.
O coordenador pedagógico esclareceu ao Conselho Editorial algumas das atividades de educação ambiental desenvolvidas durante o projeto, como aula de campo na Reserva Florestal do Poço Escuro, produção de histórias em quadrinhos, pesquisa científica sobre a mandioca, subprodutos e impactos ambientais, na perspectiva de enfrentamento de problemas com apresentação de soluções. Igualmente, os alunos produziram diferentes gêneros textuais, como receita, diário de bordo, entrevista, com a temática socioambiental escolhida para a edição do jornal Eco Teens.
A 21ª edição foi aprovada pelo Conselho Editorial e será lançada em 26 de setembro de 2019, às 14h, na escola Professor Josias Casaes França, no distrito de Dantelândia, zona rural de Vitória da Conquista. No encerramento da reunião, a diretora da escola distribuiu aos participantes uma lembrancinha, representando a produção de biscoitos do Distrito de Dantelândia.
Participaram da reunião a Promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, que coordena o projeto em Vitória da Conquista, os Conselheiros Editoriais Dr. Dannilo Duarte, professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Alessandra Martins, da Secretaria Municipal de Educação, Carla Brandão, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ana Marinho de Castro, do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20), Audinea Brito, do Conselho Municipal do Fundeb. A Escola Municipal Josias Casaes França esteve representada pela diretora Alba Luciene Sampaio e pelo Coordenador Pedagógico Paulo Lelis Lima Ramos. Também estiveram presentes Erica Farias Costa, professora da Nova Escola, próxima unidade a lançar o jornal Eco Teens e as superintendentes Katiuscia Santos Sampaio e Claudia Jardim de Queiroz, da Secretaria de Educação.