A Escola Municipal Mozart Tanajura apresentou o material preparatório da 2ª edição de 2016 do jornal Eco Teens em Vitória da Conquista para aprovação do Conselho Editorial. A reunião do Conselho ocorreu no dia 07 de junho e foi conduzida pela Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista. Contou com a participação de professores dos Municípios de Anagé e de Encruzilhada e das escolas Fidelcina Carvalho e Edivanda Maria Teixeira, que serão as próximas a lançarem o periódico no município de Vitória da Conquista.
Apresentação da boneca do Jornal Eco Teens da Escola Municipal Mozart Tanajura
O tema dessa 2ª edição do Eco Teens será reciclagem. Atraiu aos alunos, por estar relacionado ao histórico do bairro Vila América, onde está situada a Escola Municipal Mozart Tanajura. A Escola Mozart trabalhou o projeto de forma interdisciplinar, abordando a questão ambiental através de mais de uma disciplina. Um dos destaques foi a disciplina de História, já que os alunos efetuaram estudos sobre a história da reciclagem no mundo e no Município de Vitória da Conquista. Também ampliaram seu conhecimento e base normativa sobre coleta seletiva através de pesquisas a Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).
Como atividade de campo, efetuaram entrevistas a moradores e recicladores do Bairro Vila América. Segundo a professora Patrícia Machado Moreira, ao partir de tema conhecido, os alunos tiveram facilidade no desenvolvimento dos trabalhos de produção textual, o que pode ser confirmado pelo grande número de textos, paródias e poesias que fizeram para o jornal. Igualmente ressaltou a mudança comportamental dos alunos, após visita ao Aterro Sanitário de Vitória da Conquista, pois passaram a se preocupar em não produzir lixo e, na impossibilidade, em cooperar com a coleta seletiva, facilitando a reciclagem. “Os alunos empenharam-se no projeto, efetuando entrevistas até mesmo fora do horário escolar“, ressaltou Patrícia Machado.
Já Patrícia Lanne Chaves, Diretora da Escola Mozart Tanajura, enfatizou o antes e o depois do trabalho de educação ambiental. Disse que “se a escola tinha receio inicial de não ter material suficiente para a montagem das oito páginas do jornal, a dificuldade agora é outra, é de seleção, pois temos trinta e sete páginas de material produzido pelos alunos sobre meio ambiente”.
Diretora da escola Mozart Tanajura agradece a aprovação do Eco Teens.
O Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens em Vitória da Conquista, composto pelo Ministério Público da Bahia, pelas secretarias municipais de Educação, Comunicação, Meio Ambiente, pelo Núcleo Regional de Educação 20 (NRE-20), pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Educação e de Acompanhamento do Fundeb, aprovou a proposta do jornal. Destacou a observância dos aspectos socioambientais, pois possibilitou o conhecimento do bairro, o envolvimento da comunidade e conferiu independência aos alunos para as matérias e reportagens autorais. Em relação ao conteúdo desenvolvido, permitiu acompanhar toda a cadeia produtiva de resíduos, desde o descarte do “lixo” até sua separação efetuada por catadores, no aterro sanitário, com compactação para venda.
O lançamento da 2ª edição do Jornal Eco Teens em Vitória da Conquista está programado para o dia 29 de julho de 2016. É o terceiro ano consecutivo do projeto no município de Vitória da Conquista, que já lançou dez edições dos jornais ambientais. O projeto Eco Kids e Eco Teens é coordenado pelo Ministério Público da Bahia.
Crédito das Imagens: Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista/Ana Júlia Paixão.