Um arquiteto a frente de seu tempo: Antonio Gaudí e o reuso de materiais

Mesmo antes do incentivo ao reuso e reciclagem de materiais e à incorporação dessas palavras ao vocabulário cotidiano das grandes cidades, o arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926) já pedia aos operários que recolhessem cacos de cerâmica e fragmentos de objetos descartados pela população para utilizar em suas obras, especialmente no Parque Güell, em Barcelona, onde montou um grande mosaico. (1)

A técnica decorativa é conhecida como trencadís. Consiste na realização de obras de arte, formando mosaicos, a partir de cacos,  pedaços irregulares de cerâmica, azulejos partidos (daí o nome trencadís, do catalão trencat) ou outros materiais de fácil fragmentação, que de outra forma não teriam qualquer utilidade prática. (2; 5)

Com esses mosaicos, o arquiteto construiu alguns dos mais criativos monumentos e marcas do Modernismo Catalão, movimento que, entre 1880 e 1930, renovou a arquitetura, o design, a pintura e a escultura. (1)

Vamos conhecer algumas de suas obras com reaproveitamento de materiais e estilos inovadores, que permitem definir Gaudí com um “arquiteto a frente de seu tempo” (3), que “revolucionou a  arte do século XX e a paisagem de Barcelona”? (4)

 

Templo da Sagrada Família: é considerada a obra-prima de Gaudí e o mais famoso monumento de Barcelona. Sua construção iniciou em 1882 e ainda prossegue. Sua finalização está prevista para 2026, que coincide com o centenário da morte de Gaudí (3)
Casa Batlló: o estilo emblemático de Gaudí é caracterizado pela incorporação de elementos orgânicos da natureza conjugados a elementos estéticos góticos. (3)
Parque Guell: Gaudí deu novo sentido e uso a materiais como azulejos coloridos e vidro, criando edifícios com uma sensação de brincadeira, linhas fluídas e onduladas, com harmonia de cores e luz. (3)
O Parque Güell e suas demais construções estão repletos de elementos inspirados na natureza, como animais, cachoeira e pedras irregulares. As cores vivas são uma tentativa de recriar as tonalidades de montanhas e florestas. (4)

Referências:

(1)MOSTRA de Gaudí reúne 46 maquetes do maior nome do modernismo catalão. Revista Época Negócios, 19 nov. 2016. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/11/mostra-de-gaudi-reune-46-maquetes-do-maior-nome-do-modernismo-catalao.html. Acesso em: 16 jun. 2021.

(2) MOSAICO Modernista en Cataluña. Gaudí y El Modernisno en Cataluña. Disponível em: http://www.gaudiallgaudi.com/EDc02Mosaic.htm. Acesso em: 16 jun. 2016.

(3) ART in Barcelona: Antonio Gaudí. Portal Fluência. Level 2, unit 5. Disponível em: https://app.fluencia.com

(4) ARQUITETURA Orgânica. Revista Superinteressante, 31 mar. 2002. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/arquitetura-organica/. Acesso em: 16 jun. 2020.

(5) TRENCADÍS. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trencad%C3%ADs. Acesso em 16 jun. 2020.

Imagens: ART in Barcelona: Antonio Gaudí. Portal Fluência. Level 2, unit 5. Disponível em: https://app.fluencia.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.