Sobre louva-deus e cogumelos: Walking dead?


Texto escrito por Maurício de Oliveira Silva, biológo e mestrando em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Itapetinga, especialmente para o projeto Eco Kids e Eco Teens, para a Coluna Fala, Biólogo!

SOBRE LOUVA-DEUS E COGUMELOS : WALKING DEAD?

Os louva-a-deus são insetos da Ordem Mantodea, família Mantidae, possuem diversas formas e tamanhos, são diversas as suas formas de mimetismo e camuflagem, assemelhando-se a folhas, flores e outros animais. Suas pernas anteriores raptoriais curvadas dão nome ao grupo, lembrando um ser em oração.

Na China, são animais venerados, inspirando mesmo em movimentos de Kung-Fu. São atribuídos poderes proféticos e sobrenaturais, na natureza são predadores vorazes, alimentam-se de pequenos insetos (moscas, abelhas, gafanhotos etc.) e algumas espécies costumam devorar até mesmo pequenos beija-flores.

O ritual de acasalamento, normalmente no outono, traz uma curiosidade. As fêmeas de algumas espécies devoram a cabeça do macho durante ou após a cópula para ajudar na nutrição de seus ovos.


Louva-a-deus, predador voraz com rituais de acasalamento macabros
Crédito da imagem: Aline Pedreira Andrade

Já os fungos são seres vivos decompositores, em forma de bolores, cogumelos e mofos. São importantes na fermentação de alimentos como pães, cervejas e queijos, alguns causam doenças de pele como micoses, histoplasmose e candidíase, outros podem ser consumidos como o shitaki, o champignon e as trufas e por fim, temos remédios produzidos por substâncias presentes em fungos, como exemplo marcante, a penicilina.

Fungo sobre árvore

Crédito da imagem: Aline Pedreira Andrade

Porém, a história não é tão legal para nosso amigo Mantodea, existe um gênero de fungo, o Cordyceps, conhecido por um nicho ecológico bem específico, o de transformar insetos em zumbi e entre seus hospedeiros estão os louva-a-deus. Ao infectarem com este fungo o inseto procurará uma lugar com umidade e temperatura agradável, se fixará e será morto e seu corpo tomado pela frutificação do fungo que espalhará seus esporos e contaminará novas vítimas (bem Walking Dead né?). Mas não se preocupe, os fungos deste gênero são inofensivos aos humanos e estão fazendo apenas a sua parte no equilíbrio da natureza, inclusive existem pesquisas que apontam que algumas das substâncias produzidas por estes fungos são anticancerígenas.

Fungos podem transformar o louva-a-deus em “zumbi” ou “walking dead”

Crédito da imagem: Aline Pedreira Andrade

Contribuição para o site feita pelo biólogo Maurício de Oliveira Silva.

Local das imagens internas: Reserva Florestal do Poço Escuro, Vitória da Conquista.

Imagem da capa: The Walking Dead, série de Tv.
DIVULGAÇÃO/AMC… – Leia mais em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/apos-um-mes-sumido-vilao-de-walking-dead-reaparece-como-um-messias-17819?cpid=txt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.