Do Portal do Ministério Público da Bahia.
A 6ª Edição do Jornal Eco Kids no município de Itapetinga foi lançada ontem, dia 3. Com o objetivo de abordar questões ambientais a partir da perspectiva dos jovens, o jornal foi desenvolvido por 300 estudantes da educação infantil e fundamental da Escola Municipal Ministra Esther de Figueiredo Ferraz. A publicação foi intitulada “O Planeta não pode esperar: é tempo de mudar”.
No lançamento, os alunos também apresentaram peças de teatro, paródias, fantoches e coreografias. O jornal faz parte do projeto “Eco Kids/Eco Teens” do Ministério Público estadual, que promove a criação e circulação de um informativo sobre meio ambiente preparado por alunos de escolas públicas e privadas. A iniciativa é custeada por infratores ambientais que cumprem penas alternativas. Coordenadora do projeto no município, a promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini participou do lançamento do jornal.
Em setembro, mais duas edições do projeto haviam sido lançadas em Vitória da Conquista. Desta vez, o jornal foi o Eco Teens, feito por estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio. O primeiro lançamento aconteceu no dia 25 de setembro, no Colégio Estadual Abdias Menezes. Mais de mil estudantes participaram da criação do jornal, que foi nomeado “Conhecer para Cuidar: contribuições das diversas áreas do conhecimento para a sustentabilidade”.
Colégio Estadual Abdias Menezes
No dia 26 de setembro, a Escola Municipal Josias Casaes França, na zona rural do município, realizou o lançamento do jornal junto a apresentações sobre o meio ambiente. Os 133 estudantes que escreveram na publicação a nomearam “Repensar: ação local na construção do ser social”.
Fonte: MAGALHÃES, Carolina. Portal do Ministério Público da Bahia, Salvador, 04 out. 2019. Disponível em: <https://www.mpba.mp.br/noticia/48364>. Acesso em: 07 out. 2019