Os quadrinhos, na forma de cartoons, charges ou histórias em quadrinhos são auxiliares na educação ambiental e na educação em geral. Alexandre Barbosa et al (2014) apontam vários motivos para serem utilizados em sala de aula:
- os estudantes querem ler os quadrinhos, isto é, os quadrinhos não são objeto de rejeição. Ao contrário, contam com a motivação dos alunos e a identificação destes com determinados personagens;
- palavras e imagens, juntos, ensinam de forma mais eficiente;
- existe alto nível de informação nos quadrinhos que podem ser discutidos em sala de aula;
- as possibilidades de comunicação são enriquecidas pela familiaridade com as histórias em quadrinhos;
- auxiliam no desenvolvimento do hábito da leitura;
- enriquecem o vocabulário;
- o caráter elíptico da linguagem dos quadrinhos obriga o leitor a pensar e imaginar, complementando com sua mente os momentos que não foram expressos graficamente;
- auxiliam no desenvolvimento do pensamento lógico;
- estimulam métodos de análise e síntese;
- têm carater globalizador: podem ser compreendidas sem um conhecimento anterior do tema;
- possibilitam integração entre diferentes áreas de conhecimento, favorecendo o trabalho interdisciplinar, com diferentes habilidades interpretativas, tanto visuais como verbais;
- podem ser usados em qualquer nível de ensino e com qualquer tema;
- podem ser facilmente obtidos, inclusive por empréstimo e no caso de aquisição, são de baixo custo;
- podem ser exibidos em sala de aula por slides ou datashows.
Referência: BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula./BARBOSA, Alexandre, RAMOS, Paulo, VILELA, Túlio, RAMA, Angela, VERGUEIRO, Waldomiro (orgs.) 2014. 4. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 (Coleção: Como usar na sala de aula)