Poinsétia, a flor-símbolo do Natal

Quem prestar um pouquinho de atenção aos filmes de Natal ou à ornamentação de shoppings centers nesta época do ano poderá observar a utilização de uma flor, que poderia ser descrita como de pétalas grandes, largas, vistosas e de cor vermelha. Tais características fazem com que se integre com facilidade às cores verde e vermelho normalmente escolhidas para a ornamentação e aos cartões com mensagem natalina.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é feliz-natal-com-poinsetia-e-sinos-dourados_1262-17723.jpg

Mas que flor é essa?

Seu nome é Poinsétia, nome científico Euphorbia pulcherrima, também conhecida como “bico de papagaio”.

Essa flor é originária do México. Curiosamente, não é a flor que é vermelha, mas, sim, suas folhas, que têm essa coloração diferenciada. Na ponta de cada ramo é que se encontra, de fato, a flor, parecendo ser o miolo entre pétalas vermelhas.

A Poinsétia floresce entre os meses de junho e julho. Para que possa ser ornamento certo do Natal, seus produtores atrasam o período de florescimento, mantendo-a em ambiente escuro. Com isto, “confundem” o relógio biológico da planta, que vem a florir no esperado mês de dezembro.

No filme “Flores para o Natal” (Poinsettias for Christimas), a atriz principal, Ellie, recebe a missão de descobrir o insucesso do plantio das poinsétias na fazenda de sua família, o que poderá comprometer a entrega das flores para o desfile anual da cidade, onde enfeitariam carros alegóricos. Quase ao final do prazo de entrega dos caminhões com as plantas, Ellie descobre a causa e consegue reverter o quadro, com ajuda de um produtor rural local, por quem se apaixona. Na verdade, mais do que um enredo romântico leve, o filme pode despertar o interesse pela flor-símbolo do Natal, seu tempo e modo de floração e a relação entre a iluminação natural ou artificial e seu florescimento.

Quer saber mais?

MARTHE, Marcelo. Como a Poinsétia virou, a contragosto, a flor-símbolo do Natal. Revista Veja, 30 jul. 2020. Disponível em: <Leia mais em: https://veja.abril.com.br/blog/jardineiro-casual/como-a-poinsetia-virou-a-contragosto-a-flor-simbolo-do-natal/>. Acesso em 14 dez. 2020.

FLORES DE NATAL, dirigido por Christie Will Wolf, Disponível em:<https://filmow.com/flores-de-natal-t259747/>. Acesso em: 14 dez. 2020.

Imagem da capa: <https://br.freepik.com/vetores-premium/o-natal-da-poinsetia-floresce-o-teste-padrao-sem-emenda_3373965.htm#page=1&query=poins%C3%A9tia&position=2>

Imagem do cartão de Natal: Fundo vetor criado por katemangostar – br.freepik.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.