Do Portal do MP/PI, 11/05/2016
O Ministério Público do Estado do Piauí está trabalhando na execução dos projetos Eco Kids e Eco Teens, que são voltados para a educação ambiental de crianças, adolescentes e jovens. Na manhã de hoje (11/05), as Promotoras de Justiça Flávia Gomes e Maria Eugênia Bastos visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Jesus Diocesano”, no bairro Parque Piauí, zona sul de Teresina. Os professores e alunos organizaram uma caminhada ecológica, chamando atenção para temas como a reciclagem, o cultivo de plantas e o combate ao mosquito Aedes aegypti. As crianças produziram cartazes e faixas com materiais recicláveis. O grupo saiu em passeata pelas ruas do bairro, conclamando a comunidade a participar, ao som de músicas que enalteciam a defesa do meio ambiente.
O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), órgãos auxiliares do MP/PI, se articularam com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação do Estado do Piauí e do Município de Teresina para viabilizar a implementação do projeto na rede pública de ensino. Durante um ano, os estudantes das instituições selecionadas participarão de diversas atividades, que incluem a produção de conteúdos para publicações semestrais, os jornais Eco Kids e Eco Teens, o primeiro produzido por crianças até 12 anos, e o segundo por adolescentes e alunos de EJA. Os participantes têm a oportunidade de refletir sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, elaborando textos jornalísticos, poesias, imagens, desenhos e outros materiais para divulgação.
Para a coordenadora do CAOMA, Maria Eugênia Bastos, a atividade contribui de forma decisiva para o desenvolvimento da consciência ambiental. “A direção do CMEI está de parabéns, porque este evento está lindo. É muito bom ver de perto o engajamento das crianças, saber que elas estão aprendendo a cuidar dos espaços coletivos, a dar a destinação correta para o lixo, a zelar pelo meio ambiente. Reforçamos, assim, nosso papel como agentes de transformação social. O Ministério Público caminha junto com a comunidade”, declarou ela. A coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes, ficou encantada com os trabalhos produzidos pelas crianças. “Esse é um projeto muito bonito, que vai culminar na produção de jornais educativos. Isso porque valorizamos a produção do conhecimento, de modo que os alunos se tornem multiplicadores, levando para dentro de casa os princípios e conceitos construídos na escola. E é impressionante o alto padrão do trabalho desenvolvido aqui”, opinou a Promotora de Justiça.
O movimento tomou uma praça do bairro, onde as crianças puderam mostrar todo o apredizado na área de defesa do meio ambiente. O pequeno Felipe, de cinco anos, deu uma aula sobre o combate ao vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “A gente precisa tomar muito cuidado para o mosquito não beliscar as grávidas, porque o bebê pode nascer com o cérebro muito pequeno e ficar com microcefalia”, ensinou ele, sob os olhares de admiração de professores, famílias e moradores da região que acompanharam a atividade.
Outro assunto trabalhado pelos alunos foi o aproveitamento integral de alimentos, para diminuir o desperdício e a quantidade de lixo produzido. Foram distribuídas receitas de bolo de casca de banana e desalada de casca de abóbora. Clique para ver.
A diretora do CMEI, Rosa Eliannete, informou ainda que os alunos criaram brinquedos com materiais recicláveis e semearam plantas na escola. “O Centro Jesus Diocesano se comprometeu com essa causa porque sabemos que os alunos são capazes de mudar a mentalidade de seus pais. Se conseguimos chegar às crianças, podemos conscientizar os adultos também”, pontuou a professora.
Extraído de: Portal do Ministério Público do Piauí. Disponível em: http://www.mppi.mp.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=5090:ministerio-publico-do-estado-participa-de-caminhada-ecologica&catid=224:internet/noticias. Acesso em 15 jul. 2016.
D