Piauí: Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Diocesano realiza atividades do projeto EcoKids

Do Portal do MP/PI

Ao longo desta semana, o Centro Municipal de Educação Infantil Jesus Diocesano, localizado no bairro Parque Piauí, promove uma série de atividades com crianças do maternal ao 2º nível da Educação Infantil voltadas à educação ambiental, conforme o projeto Eco Kids desenvolvido através de parceria entre o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania.
As crianças foram divididas conforme a idade para trabalharem assuntos diferentes. As crianças de 3 anos ficaram com o plantio de mudas de árvores, sendo trabalhada a conscientização sobre a importância das plantas para o meio ambiente. As crianças de 4 anos ficaram com o tema do mosquito Aedes aegypti, participando de conversas sobre as doenças causadas, meios de prevenção e produção de cartazes. Já as crianças de 5 anos ficaram com atividades de reciclagem. Algumas turmas produziram brinquedos com materiais reciclados e tiveram conversa sobre reaproveitamento de alimentos e também sobre seleção do lixo.

Tais atividades continuarão até o lançamento do Jornal Eco Kids, que deve ser na primeira semana de julho. O Jornal será custeado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, fruto de solicitação do Ministério Público do Estado do Piauí junto à Secretaria Municipal de Educação e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Uma passeata ecológica está programada para ocorrer na próxima quarta, dia 11, com as crianças aos arredores da escola, distribuindo os panfletos do projeto.

Os Projetos

  

O projeto Eco Kids e Eco Teens é coordenado pelo Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente e pelo Centro de Apoio de Defesa da Educação e Cidadania do Ministério Público do Estado do Piauí. O objetivo é fomentar a educação ambiental, como matéria transversal à grade curricular, buscando a formação de cidadãos aptos a entender as exigências do meio ambiente e a defender, com ética, a justiça ambiental em prol de uma sociedade brasileira sustentável.

Durante um ano, os estudantes das instituições selecionadas participarão de diversas atividades, que incluem a produção de conteúdos para publicações semestrais. O primeiro é produzido por crianças até 12 anos e o segundo por adolescentes e alunos de EJA. Os participantes têm a oportunidade de refletir sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, elaborando textos jornalísticos, poesias, imagens, desenhos e outros materiais para divulgação.

Extraído de Portal do Ministério Público do Piauí, 05 mai. 2016. Disponível em: <http://www.mppi.mp.br/internet/index.php?option=com_content&view=article&id=5076:centro-municipal-de-educacao-infantil-jesus-diocesano-realiza-atividades-do-projeto-ecokids&catid=224:internet/noticias&Itemid=581>. Acesso em 24 mai. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.