Do Portal da Prefeitura de Teresina.
Reciclagem e uso consciente da água foram os principais temas das produções.
Na reta final do projeto Eco Kids Eco Teens 2016, o Ministério Público e a Prefeitura de Teresina iniciaram hoje (7) a distribuição dos jornaizinhos produzidos por estudantes da Rede Municipal com temáticas de conscientização ambiental. O projeto envolve as secretarias de Educação e Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e outros parceiros.
A primeira das seis escolas que recebem a caravana para o momento de conclusão dos trabalhos foi a Escola Municipal Dom Helder Câmara, na Vila Irmã Dulce. A escola envolveu alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental na produção do periódico que destaca as principais ações das turmas pela sustentabilidade. Reciclagem e uso consciente da água foram os principais temas das produções.
“Nosso poço tubular é a principal fonte de abastecimento da comunidade, então tem que partir de toda a escola o consumo racional desse bem tão precioso. Assim, trabalhamos no jornal as atividades que tiveram maior relevância para a conscientização ambiental dos alunos, e foi bastante enriquecedor, porque nos motivou ainda mais”, declarou a diretora Maria do Socorro Pires.
Segundo a coordenadora do Programa Escola Sustentável da SEMEC, Audea Lima, a ideia é estimular a documentação das atividades para ampliar o processo de sensibilização da comunidade. “Ao divulgarmos as boas práticas em prol do meio ambiente, incentivamos as demais escolas e as próprias famílias a praticarem ações sustentáveis em casa, no bairro, em outros espaços. Esse é o objetivo, difundir o que vem contribuindo para o bem”, explica.
As próximas escolas a promovem o lançamento dos jornais são: E. M. Graciliano Ramos, dia 9 às 8h30; E. M. Minha Casa, dia 12 às 16h; CMEI Padre Eduardo, dia 13 às 9h; E. M. Gurupá de Cima, dia 15 às 9h; e E. M. Machado de Assis, dia 15 às 15h30.
Piauí Hoje, 08 dez 2016. Disponível em: < http://piauihoje.com/noticias/alunos-de-escola-na-vila-irma-dulce-produzem-jornal-sobre-meio-ambiente/>. Acesso em 29 ago 2017.