Pesquisadora da Uesb propõe ensino do respeito aos animais na Educação Básica

Do site da UESB.

Você sabia que cuidar dos animais também é uma forma oferecer proteção aos seres humanos? Foi o que identificou Daiana Kelly Lisbôa, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Uesb em sua pesquisa. Intitulada “Produto educacional para o ensino do respeito aos animais no Ensino Fundamental (4º e 5º anos): uma proposta para inclusão do tema na Educação Básica”, a pesquisa, orientada pela professora Gabriele Marisco, do Departamento de Ciências Naturais (DCN), consiste em, ainda nos primeiros anos escolares, ensinar as crianças a respeitar os animais de estimação. Na visão da pesquisadora, o trabalho contribui para evitar que a falta de cuidados relacionados à alimentação, higiene e vermifugação possam ter impactos negativos na vida desse animas e de toda a sociedade.

O estudo e tema da dissertação da mestra foi desenvolvido semanalmente em turmas  do 4º e 5º anos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista,, por meio de sequência didática, abordando tópicos como fauna urbana,  expressão de emoções dos animais, os cuidados e respeito para com eles. Também permitiu  a criação de  material didático para fornecer apoio pedagógico para os professores da Educação Básica, com orientações sobre a relação entre o ser humano e os animais, no âmbito da Educação Ambiental.

O material pode ser acessado aqui ou no site da UESB

 

Saiba mais: ARCANJO, Tarcísio. Pesquisadora da Uesb propõe ensino do respeito aos animais na Educação Básica. Portal da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 17 ago. 2021. Notícias. Disponível em:<http://www.uesb.br/noticias/pesquisadora-da-uesb-propoe-ensino-do-respeito-aos-animais-na-educacao-basica/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

Imagem da capa: Freepik. Disponível em:<a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por freepic.diller – br.freepik.com</a>.Acesso em: 20 ago. 2021.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.