Em tempos de seca, escassez hídrica e aumento da conta de energia elétrica, você pode estar se fazendo essa pergunta. No entanto, para os Eco Kids de Itanhém, do Colégio Municipal São Bernardo, a questão não é nova e vem sendo debatida e pesquisada em campo por eles desde 2016.
Os Eco Kids constataram a poluição do Córrego Água Preta, a ponto de chamá-lo de “esgoto Água Preta”, nele percebendo forte odor, proliferação de mosquitos, movimentação de urubus e a presença de bagre africano, um peixe exótico cujos impactos no estuário começam a ser estudados.
Para entender ainda mais a situação, os alunos valerem-se de entrevista, conversando com moradores do Bairro Grinaldo Medeiros. A história oral trouxe informações sobre o passado do Córrego Água Preta, ajudando a comparar com o estado atual do rio.
Quer se associar aos alunos do Colégio Municipal São Bernardo e descobrir o que aconteceu com a água, especialmente do Córrego de Água Preta, em Itanhém?
Consulte a edição do jornal Eco Kids, por eles produzida, com o título “Urgências Ambientais”.
Caso prefira, consulte a aba Edições publicadas/ecokids/Itanhém. Além dessa edição, você vai ter acesso aos demais jornais Eco Kids produzidos no Município de Itanhém.
Boa leitura!