Mais de 160 (cento e sessenta) alunos, seis professores e estagiários do Ensino Fundamental I do Colégio José Prado, localizado no distrito de Lajes do Batata, zona rural de Jacobina , distante 32 quilômetros da sede do município, participaram na última quinta-feira (29 de agosto) de palestras sobre Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, realizadas no auditório da Unidade de Ensino.
As seis turmas do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio José Prado assistiram palestras, ministradas pelo Promotor de Justiça Pablo Almeida, pelo Engenheiro Marcos Paulo, funcionário de Fábrica de Torres Eólicas (TEN – Torres Eólicas do Nordeste), vizinha à Unidade de Ensino, pelo Gestor Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina Jorge Luiz, e por Emanuela Cunha, representando a Secretaria de Educação de Jacobina.
O Promotor de Justiça ressaltou a necessidade de preservação dos recursos hídricos, especialmente na região semiárida, onde esse recurso é ainda mais escasso. Afirmou ainda que a agricultura e pecuária são importantes consumidoras de água e que estas atividades devem buscar também a preservação do meio ambiente, com a redução do uso, com a preservação das matas ciliares, entre outras medidas. O Promotor mostrou aos alunos, por fim, imagens de animais silvestres captadas por projeto de monitoramento de fauna desenvolvido com o apoio da Promotoria na região de Jacobina, explicando para os alunos que os animais são importantes dispersores de sementes, ajudando no reflorestamento.
Engenheiro Marcos Paulo falou aos alunos sobre o ciclo das águas, desde a evaporação até a chuva, bem como a recarga dos mananciais subterrâneos, bem como explicou às crianças que Jacobina está inserida em duas bacias hidrográficas, a do Rio Salitre e do Rio Itapicuru.
Antes do prosseguimento das palestras, os alunos da turma A do quinto ano, orientados pela Professora Juliana, apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula com a temática do meio ambiente. Falaram sobre os biomas brasileiros, especialmente do bioma caatinga, onde a escola está inserida, o qual somente existe no Brasil. Os alunos falaram também do problema da poluição existente no Açude de Lages do Batata, que fica ao lado da escola, o qual estaria sendo impactado por esgotos domésticos.
O Gestor Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina Jorge Luiz falou da conexão existente entre os temas meio ambiente e saúde, já que problemas ambientais podem gerar doenças nas pessoas, como leptospirose, verminoses, dengue, zika e outras. Explicou, ainda, como se prevenir desses problemas de saúde.
Por fim, Emanuela Cunha, representando a Secretaria de Educação de Jacobina, explicou aos alunos e professores o projeto Eco Kids, a ser desenvolvido na escola em parceria com o Ministério Público e a sociedade empresária TEN – Torres Eólicas do Nordeste.
O Projeto Eco Kids é integrante do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia. Trata-se de um projeto de criação e circulação de um informativo sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas, públicas e privadas. Em 2018 o Colégio José Prado já havia participado do projeto Eco Teens. A diferença entre os dois é a faixa etária dos alunos, pois o jornal Eco Kids é produzido por crianças até 12 anos de idade, no Fundamental I, e o Eco Teens, por adolescentes do Fundamental II, ensino médio e alunos de educação de jovens e adultos (EJA).
Fonte: informações encaminhadas pela Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente de Jacobina.
Crédito das imagens: Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente de Jacobina.