Escola José Resende Sobrinho é palco de mais uma edição do jornal Eco Kids

Do Portal Tv Itanhém.

Na manhã desta sexta-feira (30/08), a partir das 9:30h, a Escola Municipal José Resende Sobrinho foi palco de mais um lançamento do Jornal Educacional Eco Kids.

O projeto Eco Kids que tem como objetivo promover a defesa do Meio Ambiente e despertar nos educandos, funcionários, pais e comunidade em geral, o interesse em colaborar com o processo de conservação e preservação do Meio Ambiente. O projeto é uma idealização do Ministério Público, sendo executado pela Prefeitura Municipal de Itanhém, através das Secretarias de Educação e Meio Ambiente.

O Jornal Eco Kids da Escola José Resende Sobrinho teve como tema: “Por um amanhã sem medo”. Ressaltando o quanto é necessário preservar o meio ambiente para garantir um mundo melhor para viver.

O projeto contou com a participação direta e indiretamente de 150 alunos, das mais diversas faixas etárias, sendo do maternal, Ensino Fundamental Series Iniciais e Finais, Ensino médio e EJA- Educação de Jovens e Adultos.

O projeto foi executado dentro da escola em um período de 5 meses e contemplou a confecção de artesanato, brinquedos e roupas com materiais reciclados, painéis e cartazes. Foram feitas ações de plantio de mudas e uma palestra com a bióloga Josileide Nunes, com o tema Meio Ambiente. A participação da EJA foi um dos diferenciais da execução do projeto na Escola, onde os mesmos criaram receitas utilizando o reaproveitamento dos alimentos, como cascas, talos de verduras e outros.

Após todos os trabalhos e ações de educação ambiental desenvolvidas dentro e fora de sala de aula, a culminância se tornou uma verdadeira exposição das mais belas artes confeccionadas pelos alunos e professores.

Na abertura da culminância foram cantados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Itanhém, logo em seguida as falas dos componentes da mesa.

A composição da mesa contou com a presença do representante do Ministério Público Dr. Fábio Fernandes Corrêa, da corresponsável pelo projeto no município Josileide Nunes, da prefeita Zulma Pinheiro, do vice-prefeito Andre Lisboa, do secretário da Educação Álvaro Pinheiro, do secretário de Turismo e Meio Ambiente Ivan Curvelo, do Presidente do Legislativo Sasdelli Resende, do representante da Vila Resende, o vereador Ronaldo Correia, do responsável pela arte gráfica do jornal Advânio Diaz e da Diretora da Escola Josinélia Silva. Além da presença da coordenação pedagógica, professores, alunos, enfim, de toda equipe da escola, bem como da comunidade em geral.

Dr. Fábio Fernandes Corrêa (Promotor representante do Ministério Público), cumprimentou a todos da mesa e ressaltou que é sempre um prazer e uma alegria imensa fazer parte de mais um lançamento do Jornal. “Esse é um momento muito especial. Itanhém foi a 2ª cidade da Bahia a aderir o projeto e já está no seu 6° ano de atuação. Com certeza o apoio da Prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro, que vem abraçando essa causa é de suma importância para o sucesso do projeto. Parabenizo aqui todos os envolvidos na realização de mais um lançamento. Ao empenho de Josileide Nunes e principalmente da Escola, que se dedicou na execução do projeto.

Zulma Pinheiro agradeceu a todos pela presença, saudando os componentes da mesa e parabenizando todos os envolvidos no projeto, em especial o Ministério Público. “Esse projeto idealizado pelo Ministério Público vem se destacando pela sua atuação na defesa do meio ambiente. É através da parceria entre a prefeitura e o Ministério Público que demais ações desse caráter estão sendo executadas no município. Quero parabenizar a escola por abraçar essa nobre causa. Estamos encantados com tudo que foi realizado.”

O Secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, externou o carinho pelo qual é recebido pela população da Vila Resende. “De fato, a prefeitura abraça o projeto com muito carinho, que para essa edição em Vila Resende disponibilizou 150 camisas para os alunos e equipe da escola. Poder contribuir na formação de nossas crianças, as ensinando que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa casa, com certeza faremos um mundo melhor.”

Após as falas, houve as apresentações artísticas envolvidas pelo tema de Educação Ambiental. Os alunos deram um show de criatividade, através de coral, dança, teatro, fantoche, leitura de poesia e de um álbum seriado, desfile do alfabeto ecológico, onde cada criança representava uma palavra ligada à temática Meio Ambiente e um maravilho desfile de roupas confeccionadas com materiais reciclados.

Por fim, a palavra ficou com a conselheira editorial Josileide Nunes que demonstrou mais uma vez sua satisfação frente ao projeto, agradecendo o empenho da escola para execução de mais uma edição do projeto.

Em tempo, iniciou a entrega dos certificados e medalhas aos alunos representantes de cada turma.

Encerrando o evento foi servido um delicioso cachorro-quente, bem como foi feita a degustação de bolos, doces, pães, tortas e suco feitos pelos alunos da EJA, com o reaproveitamento dos alimentos.

Fonte: Portal TV Itanhém, 1 setembro 2019. Disponível em:<https://tvitanhem.com.br/?p=1299>. Acesso em: 1 set. 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.