O uso do blog para fichamentos acadêmicos

A prática de fichamento como preparação para trabalhos acadêmicos é bastante divulgada. A forma tradicional é a de utilização de fichas cartonadas, pautadas ou não.
 
Diante da tecnologia, as fichas tradicionais foram sendo substituídas por arquivos ou pastas no computador. O pesquisador conta com a facilidade de poder reproduzir diretamente em seu trabalho o que colocou nas fichas. Evita o duplo esforço, de escrever nas fichas e depois digitar.
 
Porém, pouco tem sido comentado sobre o uso do blog para fichamentos acadêmicos. Basta a criação de um, já que há páginas que oferecem o serviço gratuitamente. A partir daí, efetuar as publicações, seguindo rigidamente a metodologia de fichamento, sobretudo nas referências bibliográficas. Com isto, ao retomar uma ficha, que fica sendo cada postagem do blog, o pesquisador conta com todos os elementos exigidos no trabalho acadêmico para citação da fonte.
 
As vantagens do uso do blog como fichamento são muitas. Há rapidez na localização da ficha graças ao uso de palavras-chave (tags ou labels). É possível efetuar a busca da ficha através de sites de busca de alta velocidade, como o Google: basta que o autor da postagem relembre as palavras-chaves ou alguns dados sobre o texto que postou. Ferramentas como copiar e colar, edição, alteração de fonte, entre outras, estão disponíveis no blog. A guarda do documento é on line, portanto, não ocupa espaço na memória de seu computador. 
 
Além disso, não há prazo definido da utilização. As fichas “não amarelam” pelo tempo. Daqui a uns três anos, por exemplo, você vai lembrar que já leu algo sobre determinado assunto e que até postou no seu blog. Pronto, basta consultá-lo que a matéria estará lá,  com a referência bibliográfica, permitindo o retorno à fonte original. Sem deixar de mencionar a possibilidade de ilustrar o texto com fotos, imagens, deixando sua “ficha” muito mais atraente.
 
Não há necessidade sequer de estar efetuando uma pesquisa acadêmica.  Você define temas de que gosta ou áreas pelas quais tenha interesse para serem o assunto predominante do seu blog. Quando estiver lendo um jornal, um livro, mesmo sem estar em preparação para uma monografia, dissertação, etc.,  se gostar da matéria, de uma citação, de uma dica, passe para seu blog. O fichamento pode ser de citação, resumo, catalogação bibliográfica ou opinião.  O importante, como dito, é colocar a referência completa. Depois, se algum dia precisar escrever ou resolver escrever sobre determinado tema, você poderá consultar o blog como um “alfarrabio” sempre à mão.
 
Se quiser, será possível contar com colaboradores que leiam seu blog e mandem comentários.  Se não quiser, só o fato de consultar as estatísticas de acesso ao blog e perceber que foi lido por alguém,  além de você,  servem de estímulo para a continuidade das postagens. Todavia, se quiser que ninguém fique sabendo de seu blog ou que determinadas postagens não sejam lidas por terceiros, basta salvar como rascunho ou limitar o acesso somente a você mesmo!

 
Enfim, que tal fazer um teste? Um TCC ou dissertação podem estar mais próximos do que você imagina!
 
Crédito da Imagem da capa: http://encontrodasletrasnanet.blogspot.com.br/2013/02/normal-0-21-false-false-false.html (figura 1);  cokarj.wordpress.com (figura 2)
 

Texto publicado originalmente no Blog “Isto lhe Interessa”, segunda-feira, 1 de julho de 2013. Disponível em:<http://istolheinteressa.blogspot.com/search/?q=ficha&q.x=0&q.y=0>. Acesso em: 23 jun. 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.