Morango do Nordeste, a nova versão de Nova Canaã(BA)

A canção Morango do Nordeste, composta em 1984 pela dupla pernambucana Walter de Afogados e Fernando Alves  e que disparou nas paradas musicais no ano de 2000, recebeu muitas versões, inclusive de cantores da Estônia e da França. Apesar de ter letra romântica, trazia um dado de produção agrícola: “Não existe morango no Nordeste”.

Todavia, as pesquisas avançaram e atualmente a produção de morango não se restringe mais a regiões de clima frio, como Sul e Sudeste.

Na Bahia, a produção de morango destaca-se nos municípios de Barra da Estiva, Morro do Chapéu e Ibicoara, na  Chapada Diamantina, sendo esta apontada como a principal região produtora dessa fruta no Estado (SEBRAE, 2017).

Apostando na produção experimental, livre de agrotóxicos, surge o Município de Nova Canaã (BA). Os pequenos Eco Kids do 3º ano do Fundamental I, turno matutino, aprenderam a cultivar morango na Escola Municipal Eujácio Simões. A aula prática foi dada pelo porteiro Nivomedio e pela professora Neura.

E para a escola ficar ainda mais bonita, os Eco Kids finalizaram a aula com plantio de girassóis.

A matéria completa sobre essa aula de campo estará na 1ª edição do jornal Eco Kids de Nova Canaã, que será lançada no próximo mês de outubro.

Crédito das Imagens: Escola Municipal Eujácio Simões/Roseli

 

Referências:

Morango do Nordeste. Wikipedia. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Morango_do_Nordeste>. Acesso em: 10 jun. 2016.

Agronegócios: Produção de Morango. Serviço de Apoio às Micro ePequenas Empresas Bahia, 2017. Disponível em:<https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20morango%20na%20Bahia.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

É possível cultivar e produzir morangos no semiárido brasileiro. Nordeste Rural, 14 jan. 2015. Disponível em:<http://nordesterural.com.br/e-possivel-cultivar-e-produzir-morangos-no-semiarido-brasileiro/>. Acesso em 10 jun. 2018,

Prosa Rural. Produção de morangos no Semiárido. Embrapa, 16 mar. 2009. Disponível em:<https://www.embrapa.br/prosa-rural/busca-de-noticias/-/noticia/2459712/prosa-rural—producao-de-morangos-no-semiarido>. Acesso em: 10 jun. 2016.

RIBEIRO, Luiz. Plantio de Morangos em clima quente e sem defensivos surpreende em Montes Claros. Disponível em:<https://www.em.com.br/app/noticia/agropecuario/2016/12/26/interna_agropecuario,835131/plantio-de-morangos-em-clima-quente-e-sem-defensivos-surpreende-em-mon.shtml>. Acesso em  10 jun. 2016.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.