Os Municípios de Santo Antônio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa, situados no Recôncavo Sul da Bahia, são os novos parceiros do Ministério Público da Bahia no projeto Eco Kids e Eco Teens. Convidados a participar do projeto de educação ambiental pelo Promotor de Justiça Julimar Barreto Ferreira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Jesus, os municípios confirmaram a presença. A reunião ocorreu no dia 17 de março de 2016, às 14h30min, no auditório da Secretaria da Fazenda Municipal de Santo Antônio de Jesus.
Estiveram presentes representantes das Secretarias de Educação dos três municípios, da Secretaria de Meio Ambiente de Santo Antônio de Jesus, do GANA- Grupo Ambientalista Nascentes, do Colégio Santo Antônio e do Observatório Social.
Sob a coordenação do Promotor de Justiça Julimar Barreto, os Conselhos Editoriais dos jornais em Santo Antônio de Jesus e em Varzedo já foram constituídos. Serão conselheiros, em Santo Antônio de Jesus, Manoella de Souza Fonsêca Marques, Maiara Cardoso, o engenheiro Ramon, da Secretaria do Meio Ambiente, um representante do GANA e um representante da ASCOM do município, a serem indicados. Em Varzedo, Luíza Lobo Galvão, José Carlos Santos de Jesus e Fernanda Carolina Rocha atuarão como Conselheiros Editoriais. No município de Dom Macedo, os integrantes do Conselho Editorial ainda serão indicados.
As escolas que participarão do projeto já foram definidas. Em Santo Antônio de Jesus, o jornal Eco Kids será produzido pela Escola Ernesto Geisel, situada na localidade rural do Casco, enquanto o Eco Teens será produzido pelos adolescentes da Escola Anísio Teixeira, localizada na Urbis II, bairro Salgadeira. No município de Varzedo, será publicada uma edição do Jornal Eco Teens, preparada pelos adolescentes da Escola Zenaide Maria de Figueiredo e Azevedo, situada no Tabuleiro do Castro, zona rural. Varzedo contará com uma edição do Jornal Eco Kids, voltada para o público infantil da Escola Edite Barros, situada no Centro daquele município.
Além das edições tradicionais dos jornais ambientais, que seguirão o projeto do Ministério Público, o Promotor de Justiça Julimar Barreto conduzirá mais um jornal, destinado a crianças, englobando doze escolas municipais, abordando especificamente as atividades do Projeto Despertar.
Neste primeiro ano do projeto, o Grupo Ambientalista Nascentes (GANA), com sede em Santo Antônio de Jesus, patrocinará a edição de cada jornal nos três municípios. O calendário de reuniões com o Conselho Editorial e de lançamentos dos jornais ambientais será definido no dia 13/04/2016, em nova reunião dos três municípios e Gana, na 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Jesus.
Veja mais fotos da reunião: