Matthew Shirts, editor-chefe da revista National Geographic Brasil, Dal Marcondes, criador e diretor do Envolverde e Lúcia Chayb, fundadora e diretora do portal Eco 21, comentaram sobre as dificuldades e perspectivas do jornalismo ambiental para a Revista Imprensa. A matéria, que data de 2014, foi assinada por Gabriela Ferigato e Rodrigo Alvares, com o título “Especialistas resgatam grandes coberturas de meio ambiente e contam desafios da editoria”.
Acompanhe o entendimento dos especialistas sobre o tema:
A preparação dos jornalistas e o embasamento dos textos são preocupações recorrentes, assim como o futuro da cobertura. Para Herton Escobar, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, “o principal desafio do jornalismo ambiental é a falta de repórteres e a falta de espaço dedicado a esse tema na grande imprensa” (se referindo à crise mundial que o jornalismo impresso passa há alguns anos, com redução das equipes de reportagem e do número de páginas de vários jornais e revistas ao redor do mundo, como forma de contenção de gastos).
“A área ambiental, infelizmente, é uma das que mais sofre nesse processo, por não ser considerada uma área prioritária dentro do noticiário geral”, diz. “Sendo assim, há muito mais dificuldade para viajar e investir na produção de reportagens especiais, que necessitam de um tempo maior de apuração e longos deslocamentos”, conclui o repórter.
Outro fator importante, levantado por Dal Marcondes, é o preparo dos repórteres. “O pesquisador fala alguma coisa. Se ele não tiver preparo técnico para questionar, ele não vai conseguir apurar direito a matéria”. Já para Lúcia Chayb, “um jornalista ambiental está fadado a acompanhar a tecnologia de ponta e a propor soluções ambientalmente corretas para todos os desafios que ele decidiu aceitar”.
Com desafios editoriais e no dia a dia, o cenário nas redações não causa alívio. “Quase todos os profissionais que atuam na grande imprensa foram demitidos. Com isso, a sinalização que os editores dão é de que a questão ambiental não é prioridade”, diz Marcondes.
Questionado se os patrocínios – ou a falta deles – ajudam a compor este cenário, Shirts é taxativo: “Não. Estamos ultrapassando esse ponto. Esse não é o grande problema hoje. Nem eles anunciam tanto, e nem eles estão interessados em coibir a cobertura. Estão mais interessados em se adequar e achar maneiras de fazer uma produção sustentável”.
Lúcia vai nesta mesma direção. “A publicidade é fundamental para todo tipo de mídia. Hoje existe uma mudança no universo empresarial ao considerar a responsabilidade socioambiental das empresas e o seu papel no desenvolvimento sustentável. A publicidade não limita de forma alguma a tratar analiticamente os temas por mais polêmicos que eles sejam”.
Extraído de: FERIGATO, Gabriela.ALVARES, Rodrigo. Especialistas resgatam grandes coberturas de meio ambiente e contam desafios da editoria. Revista Imprensa, 05 jun. 2014. Disponível em: <http://www.portalimprensa.com.br/revista_imprensa/conteudo-extra/66198/especialistas+resgatam+grandes+coberturas+de+meio+ambiente+e+contam+desafios+da+editoria>. Acesso em 25 fev. 2016.
Imagem da capa: extraída do Blog Força do Jornalismo na Bahia, para fins ilustrativos.