A primeira edição, publicada em Itanhém, do jornal ‘Eco Kids’, um periódico composto integralmente por notícias sobre meio ambiente redigidas por alunos da Escola Municipal Costa e Silva, foi lançado ontem (03), no município, com a participação do promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas e coordenador regional do Núcleo Mata Atlântica (Numa), Fábio Fernandes Corrêa. Idealizado pela promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini e incorporado ao Planejamento Estatégico do Ministério Público do Estado da Bahia, o ‘Eco Kids’, bem como o ‘Eco Teens’, são elaborados a partir de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação do MP e dos municípios que aderem ao projeto.
Desenvolvido pelos alunos, sob a orientação dos professores e pedagogos da escola indicada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o jornal tem um importante papel multiplicador, conforme entende o coordenador regional do Numa. “Além de desenvolver a consciência ambiental no aluno, o ‘Eco Kids’ atinge as famílias e os vizinhos, tendo alcance comunitário”, frisou Fábio Fernandes Corrêa, destacando ainda que a educação é a principal ferramenta para mudanças de comportamento que levem a uma postura mais protetiva com relação ao meio ambiente. Os alunos que tiveram seus textos escolhidos para o ‘Eco Kids’ receberam uma medalha e um certificado. Participaram do lançamento, o prefeito, secretários, vereadores, pais de alunos e outros estudantes.
Barra do Choça também aderiu ao projeto
Ainda este ano, Barra do Choça lançará uma edição do jornal ‘Eco Kids’ e outra do ‘Eco Teens’. A adesão ao projeto do MP aconteceu ontem (03) durante uma reunião no Salão do Júri do Fórum do município, na qual a idealizadora do projeto, promotora de Justiça Regional do Meio Ambiente Karina Gomes Cherubini, explicou o processo de implementação da iniciativa para autoridades, professores e diretores de escolas municipais. As escolas que participarão do projeto serão indicadas pela Secretaria Municipal de Educação à promotora de Justiça da Comarca, Soraya Meira Chaves, que também esteve presente ao encontro. Na reunião ,foi definido o conselho editorial dos jornais que devem ser publicados ainda no próximo semestre.