Na manhã de hoje, estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental II da Escola Municipal Sizaltina Fernandes – Anexo I, em Itapetinga, realizaram a colheita de temperos, alface e couve que plantaram, sem uso de produtos químicos, no início do ano. Os produtos colhidos foram utilizados na alimentação escolar.
A atividade faz parte do projeto “Defensores da Escola“, mediante o qual um grupo de 30 alunos é escolhido pela Unidade Escolar para defender o patrimônio escolar, incluindo instalações físicas, mobiliário e a horta escolar, juntamente com os líderes de sala. Os Defensores da Escola revezam-se no acompanhamento da horta escolar, nas atividades de regagem, limpeza, manutenção e plantio.
O projeto foi idealizado pela Coordenadora Sonia Gorette de Cruz Almeida e é acompanhado pelos professores da Escola, com maior ênfase pelos professores George Ferraz e Sônia, das disciplinas de ciências e artes, com atividades interdisciplinares de educação ambiental.
Um dos próximos desafios dos Defensores da Escola Sizaltina Fernandes – Anexo I, é a produção da 2ª edição jornal Eco Teens de Itapetinga, com lançamento previsto para 25 de outubro de 2018. A escola confirmou a participação no projeto em 2017 e reserva surpresas para a edição.
Neusa Silva, do projeto Despertar, orienta a colheita.
Crédito das Imagens: Ministério Público da Bahia/Karina Cherubini