Colégio Alves de Macedo,

Itanhém: Nunca o meio ambiente foi tão falado nas escolas do município

Do site TV Itanhém.

Através do Projeto Eco Kids aderido pelo município e colocado em prática nas Escolas Municipais, a educação ambiental ganhou destaque. Apesar de Itanhém receber o projeto desde 2014 e ser o segundo município a aderir na Bahia, nunca as edições lançadas receberam tanta repercussão, resultado de um total apoio da atual gestão e dedicação dos envolvidos.

Com a participação de quase 600 alunos as três edições do jornal do ano 2017 foram realizadas com muito sucesso e cada uma delas com uma particularidade diferente.

A primeira edição aconteceu no Colégio Alves de Macedo, localizada no distrito de Batinga a 50 km de Itanhém. Com o envolvimento de alunos do 6° ao 9° ano, a edição recebeu um documentário de 45’ minutos que registra a culminância, a participação mais que especial dos índios Maxakalí e visita a aldeia. Foi anexado ao documentário um clipe dirigido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itanhém com a música “Como era verde o meu vale”, de autoria dos professores Jaiel Quaresma e Sady Teixeira. O Secretário Álvaro Pinheiro que foi idealizador do documentário, demonstrou a sua satisfação pelo atual andamento do projeto, agradecendo a prefeita Zulma e demais apoiadores.

“Itanhém mais uma vez, tem a satisfação de apresentar mais uma contribuição para fortalecer a conscientização ambiental de nossos jovens, como também potencializar a luta por uma realidade com mais sustentabilidade para todos. A Secretaria de Educação do município agradece a gestora Zulma, Ministério Público e todos aqueles que juntos viabilizaram mais uma edição do Eco-Kids em nosso município.”

O documentário do projeto possui mais de 500 visualizações no canal do youtube. Que foi acompanhado e assistido por professores, autoridades, artistas locais, alunos e pela bióloga Josileide Nunes, conselheira editorial em Itanhém. Nos comentários no canal, Karine Gomes Cherubini idealizadora do Projeto Eco Kids, parabenizou Itanhém pelo empenho na educação ambiental e torceu para que o documentário ultrapassasse as fronteiras do município.

 

Na segunda edição, Itanhém também se destacou e foi pioneiro como a primeira escola de excepcionais a aderir o projeto. Preparada pela Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e com o título do Jornal “ Meu compromisso com o Meio Ambiente”, as atividades contaram com o envolvimento de 160 alunos. Na metodologia das atividades executadas houve flexibilidade, resultando em uma edição totalmente inclusiva. Durante a culminância Dr. Fábio Fernandes Corrêa (Promotor representante do Ministério Público) ressaltou que Itanhém está mais uma vez na vanguarda desse projeto tão bonito.

“No último ano o Eco Kids foi contemplado com o primeiro lugar no prêmio de defesa dos direitos fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público e Itanhém tem total relação com esse prêmio, já que foi a segunda cidade do estado a abraçar esse projeto”, disse ele.

Para encerrar as edições do ano de 2017, o CMEI- Centro Municipal de Educação Infantil foi a terceira escola a lançar o Jornal Educacional Eco Kids, cujo tema era: “CMEI em Defesa do Meio Ambiente”. Na execução do projeto também foram feitas modificações, uma vez que os alunos envolvidos possuem uma faixa etária baixa de 3 a 6 anos, porém, isso não foi empecilho e mais uma vez fomos surpreendidos com lindas apresentações e exposições dos trabalhos realizados durante as duas culminâncias.

A criação do Centro de Educação Infantil partiu da gestão Zulma, sendo uma proposta inovadora que antecipa em cinco anos o atendimento das metas do município da educação infantil. E apesar de pouco tempo de criação o CMEI já vem se destacando em suas atividades, resultado de muita dedicação da equipe da escola.

Foi claro o sucesso no desenvolvimento do projeto no ano de 2017 e, as parcerias entre Ministério Público da Bahia, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Itanhém se consolidaram cada vez mais. A dedicação das escolas, alunos, professores, diretores, enfim, de toda a equipe da escolar resultou em edições mais que especiais.

O projeto Eco Kids dará continuidade em 2018, assegurando mais três edições que com certeza nos encantará novamente. Aguardaremos ansiosos! E parabéns aos envolvidos!

TV Itanhém, 04 dez. 2017. Disponível em: http://tvitanhem.com.br/2017/12/04/nunca-o-meio-ambiente-foi-tao-falado-nas-escolas-do-municipio/. Acesso em 06 dez. 2017

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.